Videoclipe da fisiologia da lactação: avaliação por profissionais da saúde na atenção hospitalar
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139790 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a usabilidade de um videoclipe da fisiologia da lactação por profissionais da saúde, identificando barreiras e facilitadores para o seu uso no hospital.Método: Estudo transversal justaposto ao Modelo de Tradução do Conhecimento. O videoclipe foi avaliado com a System Usability Scale autoaplicada em 63 profissionais de saúde de um hospital universitário, no sul do Brasil, de abril a setembro de 2022. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman.Resultados: A usabilidade do videoclipe obteve classificação melhor imaginável com associação positiva ao maior tempo de formação (p=0,038) e motivação para o uso (p=0,035). Os facilitadores foram ter capacitação institucional; espaço físico e momentos de orientaçãopara amamentação; brevidade do videoclipe com informações fáceis e lúdicas. As barreiras foram superlotação e rotatividade, limitação de equipamentos audiovisuais e de internet.Conclusão: Quanto maior o tempo de formação e a motivação para o uso de tecnologias no cotidiano assistencial melhor os profissionais avaliam a usabilidade. A usabilidade do videoclipe no hospital aponta o potencial de sua aplicação na educação permanente com profissionais e na educação em saúde com usuários.Descritores: Aleitamento Materno. Tecnologia Educacional. Avaliação da Tecnologia Biomédica. |
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Videoclipe da fisiologia da lactação: avaliação por profissionais da saúde na atenção hospitalarObjetivo: Avaliar a usabilidade de um videoclipe da fisiologia da lactação por profissionais da saúde, identificando barreiras e facilitadores para o seu uso no hospital.Método: Estudo transversal justaposto ao Modelo de Tradução do Conhecimento. O videoclipe foi avaliado com a System Usability Scale autoaplicada em 63 profissionais de saúde de um hospital universitário, no sul do Brasil, de abril a setembro de 2022. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman.Resultados: A usabilidade do videoclipe obteve classificação melhor imaginável com associação positiva ao maior tempo de formação (p=0,038) e motivação para o uso (p=0,035). Os facilitadores foram ter capacitação institucional; espaço físico e momentos de orientaçãopara amamentação; brevidade do videoclipe com informações fáceis e lúdicas. As barreiras foram superlotação e rotatividade, limitação de equipamentos audiovisuais e de internet.Conclusão: Quanto maior o tempo de formação e a motivação para o uso de tecnologias no cotidiano assistencial melhor os profissionais avaliam a usabilidade. A usabilidade do videoclipe no hospital aponta o potencial de sua aplicação na educação permanente com profissionais e na educação em saúde com usuários.Descritores: Aleitamento Materno. Tecnologia Educacional. Avaliação da Tecnologia Biomédica.Escola de Enfermagem da UFRGS2024-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139790Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; v. 45 (2024): PRÉVIA1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139790/91873https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139790/91874 Vilanova Ribeiro Freitas, Eva InêsBahú Machado, LianeOliveira Cherubim, DaianiFerreira Langendorf, Tassianede Mello Padoin, Stela Maris Cardoso de Paula, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T20:59:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/139790Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2024-04-22T20:59:43Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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