A prática discente na construção do conhecimento sobre o fenômeno das drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Oliveira Guimarães dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vargens, Octavio Muniz da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11673
Resumo:  Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com estudantes de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Teve como objetivo discutir as ações vivenciadas e a prática social efetivada pelos acadêmicos no atendimento a usuários de drogas. Os dados foram coletados de dezembro de 2008 a janeiro de 2009, utilizando-se grupos focais constituídos por 19 acadêmicos dos três últimos semestres do curso. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da UERJ e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados evidenciaram a dificuldade discente no enfrentamento da realidade, decorrente do contraste entre teoria e prática, apontando como dificuldade decorrente da condução docente inapropriada. Conclui-se que as instituições de ensino devem otimizar a utilização do processo de ensinagem. A formação dos profissionais, relacionada ao fenômeno das drogas, mostra-se essencial por ser cada vez mais freqüente no cotidiano.
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