Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89746 |
Resumo: | Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases deplanejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro demedicamentos para técnicos de enfermagem.Método: Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com oobjetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupoparticipante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitáriode Curitiba.Resultados: As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando ametodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dosobjetivos.Conclusões: Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando ascompetências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, oenfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidadee segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance deobjetivos traçados em equipe.Palavras-chave: Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática emEnfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada. |
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Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentosSegurança do paciente. Educação em saúde. Informática em Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases deplanejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro demedicamentos para técnicos de enfermagem.Método: Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com oobjetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupoparticipante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitáriode Curitiba.Resultados: As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando ametodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dosobjetivos.Conclusões: Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando ascompetências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, oenfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidadee segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance deobjetivos traçados em equipe.Palavras-chave: Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática emEnfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89746Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019): Fascículo temático: Segurança do paciente e as implicações no cuidado: desafios na implantação de protocolos nas práticas de EnfermagemRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019): Fascículo temático: Segurança do paciente e as implicações no cuidado: desafios na implantação de protocolos nas práticas de Enfermagem1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89746/51760https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89746/51761Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Cruz, JossandroSchleder Gonçalves, LucianaMagalhães de Abreu de Giacomo, Ana Paula2019-03-18T15:48:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/89746Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-03-18T15:48:35Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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