Necessidades de aprendizagem e orientações recebidas por pacientes no pré-operatório de revascularização do miocárdio
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/139390 |
Resumo: | Objetivo: Identificar as necessidades de aprendizagem e orientações recebidas por pacientes no pré-operatório de revascularização do miocárdio.Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu de janeiro a abril de 2021, por meio de entrevistas realizadas com 13 pacientes em pré-operatório internados na unidade cardiovascular de um hospital universitário no Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e o conteúdo das entrevistas foi tratado no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. A seguir procedeu-se uma análise das classes textuais e de similitude.Resultados: As necessidades de aprendizagem analisadas originaram cinco classes: eventos que antecedem a cirurgia no hospital; orientações recebidas sobre a cirurgia; locais e tempo de recuperação após a cirurgia; dúvidas gerais sobre a cirurgia e conteúdos para o recurso educacional. Os pacientes relataram necessidades relacionadas processo de adoecimento, procedimento cirúrgico e cuidados antes e após a cirurgia. Com relação às orientações, 53,85% informaram não ter recebido.Considerações finais: O estudo identificou incipiência nas orientações recebidas pelos pacientes e como necessidades de aprendizagem temas relacionados ao processo de adoecimento, o coração, procedimento cirúrgico, exames, ambientes de cuidados, riscos, benefícios, resultados e as mudanças no estilo de vida para a manutenção da saúde e qualidade de vida.Descritores: Revascularização miocárdica. Educação do paciente como assunto. Enfermagem. |
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