Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenz da Rosa, Yasmin
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guarilha Boni, Fernanda, Meirelles Leite, Renata, Rosa Thiesen Cunha, Jéssica, Cristina Echer, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313
Resumo: Objetivo: Conhecer a percepção de acadêmicos(as) e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão “Caminhando pelo hospital”.Método: Estudo qualitativo realizado em hospital universitário brasileiro de novembro/2019 a abril/2022 com acadêmicos e profissionais de enfermagem participantes de um projeto de extensão universitária. Os dados foram coletados por meio de instrumentos na plataforma Google Forms® e submetidos à Análise da Temática de Conteúdo. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética.Resultados: Participaram do estudo 15 acadêmicos, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Da análise, emergiram quatro categorias: “Conhecendo o ambiente/dinâmica hospitalar”, “Articulação entre teoria e prática”, “Vínculo entre acadêmicos e profissionais da saúde” e “Processo de trabalho da unidade”.Considerações finais: Os achados evidenciam a importância da extensão universitária ao   proporcionar conhecimentos e experiências da prática clínica hospitalar, o que pode contribuir no fortalecimento do ensino e da formação acadêmica em enfermagem.Palavras-chave: Hospitais universitários. Estudantes de enfermagem. Educação em enfermagem. Relações comunidade-instituição.
id UFRGS-15_ab5b6d19c7f658e6782343770203aa46
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/133313
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”Objetivo: Conhecer a percepção de acadêmicos(as) e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão “Caminhando pelo hospital”.Método: Estudo qualitativo realizado em hospital universitário brasileiro de novembro/2019 a abril/2022 com acadêmicos e profissionais de enfermagem participantes de um projeto de extensão universitária. Os dados foram coletados por meio de instrumentos na plataforma Google Forms® e submetidos à Análise da Temática de Conteúdo. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética.Resultados: Participaram do estudo 15 acadêmicos, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Da análise, emergiram quatro categorias: “Conhecendo o ambiente/dinâmica hospitalar”, “Articulação entre teoria e prática”, “Vínculo entre acadêmicos e profissionais da saúde” e “Processo de trabalho da unidade”.Considerações finais: Os achados evidenciam a importância da extensão universitária ao   proporcionar conhecimentos e experiências da prática clínica hospitalar, o que pode contribuir no fortalecimento do ensino e da formação acadêmica em enfermagem.Palavras-chave: Hospitais universitários. Estudantes de enfermagem. Educação em enfermagem. Relações comunidade-instituição.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313/88849https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313/88850Lorenz da Rosa, Yasmin Guarilha Boni, FernandaMeirelles Leite, RenataRosa Thiesen Cunha, JéssicaCristina Echer, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/133313Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:39Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
title Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
spellingShingle Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
Lorenz da Rosa, Yasmin
title_short Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
title_full Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
title_fullStr Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
title_full_unstemmed Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
title_sort Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”
author Lorenz da Rosa, Yasmin
author_facet Lorenz da Rosa, Yasmin
Guarilha Boni, Fernanda
Meirelles Leite, Renata
Rosa Thiesen Cunha, Jéssica
Cristina Echer, Isabel
author_role author
author2 Guarilha Boni, Fernanda
Meirelles Leite, Renata
Rosa Thiesen Cunha, Jéssica
Cristina Echer, Isabel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenz da Rosa, Yasmin
Guarilha Boni, Fernanda
Meirelles Leite, Renata
Rosa Thiesen Cunha, Jéssica
Cristina Echer, Isabel
description Objetivo: Conhecer a percepção de acadêmicos(as) e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão “Caminhando pelo hospital”.Método: Estudo qualitativo realizado em hospital universitário brasileiro de novembro/2019 a abril/2022 com acadêmicos e profissionais de enfermagem participantes de um projeto de extensão universitária. Os dados foram coletados por meio de instrumentos na plataforma Google Forms® e submetidos à Análise da Temática de Conteúdo. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética.Resultados: Participaram do estudo 15 acadêmicos, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Da análise, emergiram quatro categorias: “Conhecendo o ambiente/dinâmica hospitalar”, “Articulação entre teoria e prática”, “Vínculo entre acadêmicos e profissionais da saúde” e “Processo de trabalho da unidade”.Considerações finais: Os achados evidenciam a importância da extensão universitária ao   proporcionar conhecimentos e experiências da prática clínica hospitalar, o que pode contribuir no fortalecimento do ensino e da formação acadêmica em enfermagem.Palavras-chave: Hospitais universitários. Estudantes de enfermagem. Educação em enfermagem. Relações comunidade-instituição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313/88849
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133313/88850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341776834560