Tecnologias educativas para prevenção do HIV em negros: revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nikaelly Pinheiro Mota
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jéssica Karen de Oliveira Maia, Wilson Jorge Correia Pinto Abreu, Marli Teresinha Gimeniz Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/128593
Resumo: Objetivo: Mapear as tecnologias educativas implementadas para prevenção do HIV em negros.Método: Revisão de escopo, realizada conforme as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados Medline/PubMed, Embase, LILACS, CINAHL, Scopus, Cochrane e PsycINFO, utilizando-se do instrumento Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR).Resultados: Encontraram-se 14 estudos publicados entre 1999 e 2020. Os principais impactos para saúde dos negros envolveram a redução das taxas de relações sexuais desprotegidas, o maior uso de preservativos, a diminuição de comportamentos de risco, a minimização do número de parceiros, a maior solicitação de testagens para HIV e o aumento do uso de Profilaxia Pré-exposição (PrEP).Conclusão: As tecnologias educativas mapeadas foram: workshops, cursos, mensagens, dramatização, vídeos, aplicativo, panfleto, campanhas de mídia e de rádio, grupos de Facebook, site, programas de computadores e softwares multimídia. Palavras-chave: HIV. Saúde das minorias. Negros. Tecnologia educacional. Educação em saúde.
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