Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825 |
Resumo: | Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa nas atitudes de docentes universitários frente ao comportamento suicida.Métodos: Estudo experimental, que realizou uma intervenção educativa com 100 docentes universitários, divididos em dois grupos, controle e intervenção, desenvolvido em três momentos, a pré-avaliação, intervenção e pós avaliação, utilizando a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio (E-ATSS). As comparações pré e pós-intervenção no mesmo grupo foram realizadas a partir do Teste t pareado para amostras dependentes e Teste de Postos comSinais de Wilcoxon, e para comparações entre os grupos utilizou-se o Teste t pareado para amostras independentes e Teste U-Mann Whitney, nível de significância adotado foi de p <0,05.Resultados: Observou-se mudança de atitude dos docentes nos dois domínios da escala suicídio como doença mental (p< 0,001) e punição após a morte (p< 0,001) cujas atitudes eram negativas na fase pré-avaliação. Para o grupo controle não foram evidenciadas modificações.Conclusão: A intervenção educativa promoveu mudanças positivas de atitudes, com significativa alteração avaliada ao final da intervenção nos domínios: suicídio como doença mental e punição após a morte. Palavras-chave: Atitude. Docentes. Suicídio. Comportamento. Capacitação de professores. |
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Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitáriosObjetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa nas atitudes de docentes universitários frente ao comportamento suicida.Métodos: Estudo experimental, que realizou uma intervenção educativa com 100 docentes universitários, divididos em dois grupos, controle e intervenção, desenvolvido em três momentos, a pré-avaliação, intervenção e pós avaliação, utilizando a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio (E-ATSS). As comparações pré e pós-intervenção no mesmo grupo foram realizadas a partir do Teste t pareado para amostras dependentes e Teste de Postos comSinais de Wilcoxon, e para comparações entre os grupos utilizou-se o Teste t pareado para amostras independentes e Teste U-Mann Whitney, nível de significância adotado foi de p <0,05.Resultados: Observou-se mudança de atitude dos docentes nos dois domínios da escala suicídio como doença mental (p< 0,001) e punição após a morte (p< 0,001) cujas atitudes eram negativas na fase pré-avaliação. Para o grupo controle não foram evidenciadas modificações.Conclusão: A intervenção educativa promoveu mudanças positivas de atitudes, com significativa alteração avaliada ao final da intervenção nos domínios: suicídio como doença mental e punição após a morte. Palavras-chave: Atitude. Docentes. Suicídio. Comportamento. Capacitação de professores.Escola de Enfermagem da UFRGS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSengporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825/84992https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825/84991Hugo Gedeon Barros dos SantosAlice Milani NespoliSamira Reschetti MarconMariano Martínez EspinosaJesiele Spindler Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T19:59:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/124825Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-11-18T19:59:19Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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