Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hugo Gedeon Barros dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alice Milani Nespoli, Samira Reschetti Marcon, Mariano Martínez Espinosa, Jesiele Spindler Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825
Resumo: Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa nas atitudes de docentes universitários frente ao comportamento suicida.Métodos: Estudo experimental, que realizou uma intervenção educativa com 100 docentes universitários, divididos em dois grupos, controle e intervenção, desenvolvido em três momentos, a pré-avaliação, intervenção e pós avaliação, utilizando a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio (E-ATSS). As comparações pré e pós-intervenção no mesmo grupo foram realizadas a partir do Teste t pareado para amostras dependentes e Teste de Postos comSinais de Wilcoxon, e para comparações entre os grupos utilizou-se o Teste t pareado para amostras independentes e Teste U-Mann Whitney, nível de significância adotado foi de p <0,05.Resultados: Observou-se mudança de atitude dos docentes nos dois domínios da escala suicídio como doença mental (p< 0,001) e punição após a morte (p< 0,001) cujas atitudes eram negativas na fase pré-avaliação. Para o grupo controle não foram evidenciadas modificações.Conclusão: A intervenção educativa promoveu mudanças positivas de atitudes, com significativa alteração avaliada ao final da intervenção nos domínios: suicídio como doença mental e punição após a morte. Palavras-chave: Atitude. Docentes. Suicídio. Comportamento. Capacitação de professores.
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