ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA PORTADORES DE DOENÇA CRÔNICA: SUBSÍDIOS PARA A ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/20428 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa de intervenção, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Colombo, Paraná, de março a novembro de 2009, com 35 portadores de doença crônica, com idades entre 18 e 60 anos, cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes. Os objetivos foram: identificar o conhecimento sobre a hipertensão arterial e intervir mediante atividades educativas em grupo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e quatro encontros em grupos, e da sua análise emergiram as categorias: “Compreensão da doença” e “Maneiras de cuidar”. Constatou-se que os usuários conhecem a doença, os seus fatores de risco e as possíveis complicações, e que as atividades educativas favoreceram a troca de experiências, proporcionaram a reflexão e a possibilidade de gestão de seu tratamento, e é uma estratégia que deve ser utilizada e divulgada pelos enfermeiros. |
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ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA PORTADORES DE DOENÇA CRÔNICA: SUBSÍDIOS PARA A ENFERMAGEMDoença crônicaEducação em saúdeEnfermagemTrata-se de pesquisa de intervenção, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Colombo, Paraná, de março a novembro de 2009, com 35 portadores de doença crônica, com idades entre 18 e 60 anos, cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes. Os objetivos foram: identificar o conhecimento sobre a hipertensão arterial e intervir mediante atividades educativas em grupo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e quatro encontros em grupos, e da sua análise emergiram as categorias: “Compreensão da doença” e “Maneiras de cuidar”. Constatou-se que os usuários conhecem a doença, os seus fatores de risco e as possíveis complicações, e que as atividades educativas favoreceram a troca de experiências, proporcionaram a reflexão e a possibilidade de gestão de seu tratamento, e é uma estratégia que deve ser utilizada e divulgada pelos enfermeiros. Escola de Enfermagem da UFRGS2012-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de intervençãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/20428Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 2 (2012); 22-27Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 2 (2012); 22-271983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/20428/19489Ulbrich, Elis MartinsMaftum, Mariluci AlvesLabronici, Liliana MariaMantovani, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-15T13:15:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/20428Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2012-08-15T13:15:33Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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