Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre estomias intestinais de eliminação.Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, realizado com 41 enfermeiros, no período de junho a julho de 2015, por meio de instrumento construído e validado no Brasil. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05.Resultados: Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que cinco obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a educação a distância, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após intervenção educativa (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral.Conclusões: A educação a distância pode ser uma metodologia efetiva para educação permanente de enfermeiros.Palavras-chave: Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educaçãocontinuada. Enfermagem. |
id |
UFRGS-15_c9b50d0a56340d71b4a3cc05bcab4a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/85501 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminaçãoEstomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação continuada. Enfermagem.Objetivo: Avaliar a efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre estomias intestinais de eliminação.Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, realizado com 41 enfermeiros, no período de junho a julho de 2015, por meio de instrumento construído e validado no Brasil. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05.Resultados: Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que cinco obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a educação a distância, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após intervenção educativa (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral.Conclusões: A educação a distância pode ser uma metodologia efetiva para educação permanente de enfermeiros.Palavras-chave: Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educaçãocontinuada. Enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501/49162https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501/49163Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Delmo de CarvalhoAndrade, Elaine Maria Leite RangelRabeh, Soraia Assad Nasbinede Araújo, Telma Maria Evangelista2018-08-24T17:55:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/85501Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-08-24T17:55:08Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
title |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
spellingShingle |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação Alencar, Delmo de Carvalho Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação continuada. Enfermagem. |
title_short |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
title_full |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
title_fullStr |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
title_full_unstemmed |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
title_sort |
Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação |
author |
Alencar, Delmo de Carvalho |
author_facet |
Alencar, Delmo de Carvalho Andrade, Elaine Maria Leite Rangel Rabeh, Soraia Assad Nasbine de Araújo, Telma Maria Evangelista |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Elaine Maria Leite Rangel Rabeh, Soraia Assad Nasbine de Araújo, Telma Maria Evangelista |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Delmo de Carvalho Andrade, Elaine Maria Leite Rangel Rabeh, Soraia Assad Nasbine de Araújo, Telma Maria Evangelista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação continuada. Enfermagem. |
topic |
Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educação continuada. Enfermagem. |
description |
Objetivo: Avaliar a efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre estomias intestinais de eliminação.Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, realizado com 41 enfermeiros, no período de junho a julho de 2015, por meio de instrumento construído e validado no Brasil. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05.Resultados: Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que cinco obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a educação a distância, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após intervenção educativa (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral.Conclusões: A educação a distância pode ser uma metodologia efetiva para educação permanente de enfermeiros.Palavras-chave: Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educaçãocontinuada. Enfermagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501/49162 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501/49163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766338695069696 |