Efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Delmo de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Elaine Maria Leite Rangel, Rabeh, Soraia Assad Nasbine, de Araújo, Telma Maria Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85501
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade da educação a distância no conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre estomias intestinais de eliminação.Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, realizado com 41 enfermeiros, no período de junho a julho de 2015, por meio de instrumento construído e validado no Brasil. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05.Resultados: Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que cinco obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a educação a distância, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após intervenção educativa (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral.Conclusões: A educação a distância pode ser uma metodologia efetiva para educação permanente de enfermeiros.Palavras-chave: Estomia. Atenção primária à saúde. Educação a distância. Educaçãocontinuada. Enfermagem.
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