O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baixinho, Cristina Lavareda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dixe, Maria dos Anjos, Henriques, Maria Adriana, Marques-Vieira, Cristina, Sousa, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586
Resumo: RESUMOObjetivo: Este estudo teve por objetivo compreender como surge e se manifesta o medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados.Método: Estudo Qualitativo suportado pela Grounded Theory realizado com 24 cuidadores informais, 5 enfermeiros, 2 médicos e 2 diretores de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos Portuguesas. A colheita dos achados foi feita com entrevistas, observação participante e análise da documentação, entre outubro de 2016 e janeiro de 2018. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente, seguindo as etapas da codificação aberta, axial e seletiva.Resultados: A análise comparativa dos achados identificou a categoria conceitual: Medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados, com as categorias associadas: manter a segurança, medo oculto de queda, autoeficácia percebida na prevenção e quedas, a queda e as relações interpessoais, experiências anteriores e suporte da equipe.Conclusões: O medo afeta a autoeficácia percebida na prevenção de quedas; a qualidade de trabalho em equipa e é influenciado pelas experiências anteriores negativas e pelo suporte da equipa.Palavras-chave: Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.
id UFRGS-15_cb4782a56120d5a9f57c79cae6cf486d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113586
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizadosAcidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.RESUMOObjetivo: Este estudo teve por objetivo compreender como surge e se manifesta o medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados.Método: Estudo Qualitativo suportado pela Grounded Theory realizado com 24 cuidadores informais, 5 enfermeiros, 2 médicos e 2 diretores de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos Portuguesas. A colheita dos achados foi feita com entrevistas, observação participante e análise da documentação, entre outubro de 2016 e janeiro de 2018. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente, seguindo as etapas da codificação aberta, axial e seletiva.Resultados: A análise comparativa dos achados identificou a categoria conceitual: Medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados, com as categorias associadas: manter a segurança, medo oculto de queda, autoeficácia percebida na prevenção e quedas, a queda e as relações interpessoais, experiências anteriores e suporte da equipe.Conclusões: O medo afeta a autoeficácia percebida na prevenção de quedas; a qualidade de trabalho em equipa e é influenciado pelas experiências anteriores negativas e pelo suporte da equipa.Palavras-chave: Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586/61597https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586/61598Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessBaixinho, Cristina LavaredaDixe, Maria dos AnjosHenriques, Maria AdrianaMarques-Vieira, CristinaSousa, Luis2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/113586Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
title O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
spellingShingle O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
Baixinho, Cristina Lavareda
Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.
title_short O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
title_full O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
title_fullStr O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
title_full_unstemmed O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
title_sort O medo de queda nos profissionais que cuidam de idosos institucionalizados
author Baixinho, Cristina Lavareda
author_facet Baixinho, Cristina Lavareda
Dixe, Maria dos Anjos
Henriques, Maria Adriana
Marques-Vieira, Cristina
Sousa, Luis
author_role author
author2 Dixe, Maria dos Anjos
Henriques, Maria Adriana
Marques-Vieira, Cristina
Sousa, Luis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baixinho, Cristina Lavareda
Dixe, Maria dos Anjos
Henriques, Maria Adriana
Marques-Vieira, Cristina
Sousa, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.
topic Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.
description RESUMOObjetivo: Este estudo teve por objetivo compreender como surge e se manifesta o medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados.Método: Estudo Qualitativo suportado pela Grounded Theory realizado com 24 cuidadores informais, 5 enfermeiros, 2 médicos e 2 diretores de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos Portuguesas. A colheita dos achados foi feita com entrevistas, observação participante e análise da documentação, entre outubro de 2016 e janeiro de 2018. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente, seguindo as etapas da codificação aberta, axial e seletiva.Resultados: A análise comparativa dos achados identificou a categoria conceitual: Medo de queda nos cuidadores de idosos institucionalizados, com as categorias associadas: manter a segurança, medo oculto de queda, autoeficácia percebida na prevenção e quedas, a queda e as relações interpessoais, experiências anteriores e suporte da equipe.Conclusões: O medo afeta a autoeficácia percebida na prevenção de quedas; a qualidade de trabalho em equipa e é influenciado pelas experiências anteriores negativas e pelo suporte da equipa.Palavras-chave: Acidentes por quedas. Idoso. Instituições de longa permanência para idosos. Medo. Cuidadores. Institucionalização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586/61597
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/113586/61598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766340501766144