Eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente para a segurança no cuidado: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raíssa Bianca Luiz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Layara Oliveira Estevam, Maria Beatriz Guimarães Rapon, Márcia Marques dos Santos Felix, Maria Helena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127052
Resumo: Objetivo: Avaliar a eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente adulto hospitalizado para a segurança no cuidado.Método: Revisão sistemática realizada por meio da busca de estudos experimentais e quaseexperimentais, publicados de janeiro/2010 a dezembro/2021, no PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL e EMBASE.Resultados: Foram incluídos doze estudos para envolver o paciente nas práticas seguras do cuidado, cinco (41,7%) experimentais e sete (58,3%) quase experimentais. Diferentes estratégias educativas foram adotadas nos artigos incluídos: orientações verbais, livretos, folhetos e folders (n=4; 33,3%); vídeos, e-book e aplicativos eletrônicos (n=5; 41,7%); pôster, folhetos e vídeo (n=3; 25%). Quatro estudos experimentais apresentaram alto risco de viés (80%) e todos quase-experimentais baixo risco de viés (100%).Conclusão: O uso de estratégias educativas se demonstrou eficaz no envolvimento do paciente em práticas seguras do cuidado. Recomenda-se a condução de futuras pesquisas ao se considerar a heterogeneidade entre os estudos. Palavras-chave: Aprendizagem. Educação de pacientes como assunto. Segurança do paciente.
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