Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência de utilização da pesquisa-ação emancipatória de modo a expor suas potencialidades para problematizar a realidade dos jovens participantes. A finalidade da pesquisa-ação foi a de construir programação midiática de educação sobre drogas.Método: Relato de experiência de desenvolvimento de pesquisa-ação emancipatória, com 13 jovens de uma escola estadual de São Paulo – SP, no período de fevereiro a setembro de 2014. Foram 13 oficinas demarcadas por cinco fases: exploratória; concretização do tema; instrumentalização teórica e prática; expressão dos novos conhecimentos; elaboração e validação de roteiros.Resultados: Evidenciou-se que a problematização, inerente ao método da pesquisa-ação, permitiu que os jovens tomassem o processo de discussão como direito importante para refletir criticamente sobre a relação entre capitalismo e consumo de drogas.Conclusões: A pesquisa permitiu o processo educativo emancipatório e a construção de roteiros de programação midiática de educação sobre drogas, baseados no modo de vida de jovens da periferia.Palavras-chave: Educação em saúde. Adolescente. Drogas ilícitas. Comunicação em saúde. |
id |
UFRGS-15_ce70a2c74da47c442cee9f5a883fa64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62059 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiênciaPesquisa-ação. AdolescenteDrogas de abusoComunicação em saúdeObjetivo: Relatar a experiência de utilização da pesquisa-ação emancipatória de modo a expor suas potencialidades para problematizar a realidade dos jovens participantes. A finalidade da pesquisa-ação foi a de construir programação midiática de educação sobre drogas.Método: Relato de experiência de desenvolvimento de pesquisa-ação emancipatória, com 13 jovens de uma escola estadual de São Paulo – SP, no período de fevereiro a setembro de 2014. Foram 13 oficinas demarcadas por cinco fases: exploratória; concretização do tema; instrumentalização teórica e prática; expressão dos novos conhecimentos; elaboração e validação de roteiros.Resultados: Evidenciou-se que a problematização, inerente ao método da pesquisa-ação, permitiu que os jovens tomassem o processo de discussão como direito importante para refletir criticamente sobre a relação entre capitalismo e consumo de drogas.Conclusões: A pesquisa permitiu o processo educativo emancipatório e a construção de roteiros de programação midiática de educação sobre drogas, baseados no modo de vida de jovens da periferia.Palavras-chave: Educação em saúde. Adolescente. Drogas ilícitas. Comunicação em saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059/38087https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059/38088Oliveira, Elda deSoares, Cassia BaldiniSilva, Julia de Almeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T17:25:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/62059Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2016-10-31T17:25:32Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
title |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
spellingShingle |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência Oliveira, Elda de Pesquisa-ação. Adolescente Drogas de abuso Comunicação em saúde |
title_short |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
title_full |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
title_fullStr |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
title_sort |
Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência |
author |
Oliveira, Elda de |
author_facet |
Oliveira, Elda de Soares, Cassia Baldini Silva, Julia de Almeira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Cassia Baldini Silva, Julia de Almeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elda de Soares, Cassia Baldini Silva, Julia de Almeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação. Adolescente Drogas de abuso Comunicação em saúde |
topic |
Pesquisa-ação. Adolescente Drogas de abuso Comunicação em saúde |
description |
Objetivo: Relatar a experiência de utilização da pesquisa-ação emancipatória de modo a expor suas potencialidades para problematizar a realidade dos jovens participantes. A finalidade da pesquisa-ação foi a de construir programação midiática de educação sobre drogas.Método: Relato de experiência de desenvolvimento de pesquisa-ação emancipatória, com 13 jovens de uma escola estadual de São Paulo – SP, no período de fevereiro a setembro de 2014. Foram 13 oficinas demarcadas por cinco fases: exploratória; concretização do tema; instrumentalização teórica e prática; expressão dos novos conhecimentos; elaboração e validação de roteiros.Resultados: Evidenciou-se que a problematização, inerente ao método da pesquisa-ação, permitiu que os jovens tomassem o processo de discussão como direito importante para refletir criticamente sobre a relação entre capitalismo e consumo de drogas.Conclusões: A pesquisa permitiu o processo educativo emancipatório e a construção de roteiros de programação midiática de educação sobre drogas, baseados no modo de vida de jovens da periferia.Palavras-chave: Educação em saúde. Adolescente. Drogas ilícitas. Comunicação em saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059/38087 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62059/38088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766336447971328 |