Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779 |
Resumo: | Objetivos: Conhecer as estratégias de educação em saúde preconizadas e desenvolvidas aos trabalhadores da atenção básica pelosgestores.Método: O estudo está caracterizado como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. A população amostral foi escolhida de forma intencional, tendo como público-alvo 26 gestores municipais de saúde adscritos a uma coordenadoria regional de saúde, localizada no norte/noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Resultados: A análise temática permitiu a construção de duas categorias empíricas: estratégias educativas, compartimentadas, descontínuas e de bases tecnicistas; e a incipiência/ausência de propostas educativas.Considerações finais: Os resultados demonstram uma realidade que precisa ser transformada por todas as pessoas envolvidas no processo de trabalho em saúde: docentes e discentes, usuários, membros dos conselhos de saúde, trabalhadores e gestores. Realisticamente, buscam-se transformações nos serviços para que se qualifique a integralidade da atenção em saúde.Palavras-chave: Gestão em saúde. Educação em saúde. Saúde pública. Atenção primária à saúde. |
id |
UFRGS-15_d9ab76d904289c8bbd5b2ebb260abfff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/58779 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúdeGestãoeducação em saúde.Objetivos: Conhecer as estratégias de educação em saúde preconizadas e desenvolvidas aos trabalhadores da atenção básica pelosgestores.Método: O estudo está caracterizado como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. A população amostral foi escolhida de forma intencional, tendo como público-alvo 26 gestores municipais de saúde adscritos a uma coordenadoria regional de saúde, localizada no norte/noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Resultados: A análise temática permitiu a construção de duas categorias empíricas: estratégias educativas, compartimentadas, descontínuas e de bases tecnicistas; e a incipiência/ausência de propostas educativas.Considerações finais: Os resultados demonstram uma realidade que precisa ser transformada por todas as pessoas envolvidas no processo de trabalho em saúde: docentes e discentes, usuários, membros dos conselhos de saúde, trabalhadores e gestores. Realisticamente, buscam-se transformações nos serviços para que se qualifique a integralidade da atenção em saúde.Palavras-chave: Gestão em saúde. Educação em saúde. Saúde pública. Atenção primária à saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 1 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 1 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779/41024https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779/41025Silva, Luiz Anildo Anacleto daSoder, Rafael MarceloOliveira, Isabel CristinePetry, Leticiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T19:12:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/58779Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:12:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
title |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
spellingShingle |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde Silva, Luiz Anildo Anacleto da Gestão educação em saúde. |
title_short |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
title_full |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
title_fullStr |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
title_sort |
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde |
author |
Silva, Luiz Anildo Anacleto da |
author_facet |
Silva, Luiz Anildo Anacleto da Soder, Rafael Marcelo Oliveira, Isabel Cristine Petry, Leticia |
author_role |
author |
author2 |
Soder, Rafael Marcelo Oliveira, Isabel Cristine Petry, Leticia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiz Anildo Anacleto da Soder, Rafael Marcelo Oliveira, Isabel Cristine Petry, Leticia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educação em saúde. |
topic |
Gestão educação em saúde. |
description |
Objetivos: Conhecer as estratégias de educação em saúde preconizadas e desenvolvidas aos trabalhadores da atenção básica pelosgestores.Método: O estudo está caracterizado como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. A população amostral foi escolhida de forma intencional, tendo como público-alvo 26 gestores municipais de saúde adscritos a uma coordenadoria regional de saúde, localizada no norte/noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Resultados: A análise temática permitiu a construção de duas categorias empíricas: estratégias educativas, compartimentadas, descontínuas e de bases tecnicistas; e a incipiência/ausência de propostas educativas.Considerações finais: Os resultados demonstram uma realidade que precisa ser transformada por todas as pessoas envolvidas no processo de trabalho em saúde: docentes e discentes, usuários, membros dos conselhos de saúde, trabalhadores e gestores. Realisticamente, buscam-se transformações nos serviços para que se qualifique a integralidade da atenção em saúde.Palavras-chave: Gestão em saúde. Educação em saúde. Saúde pública. Atenção primária à saúde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779/41024 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58779/41025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 1 (2017) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 1 (2017) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766336377716736 |