A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78332 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a elaboração de um Objeto de Aprendizagem sobre doenças transmissíveis, sua identificação, vigilância e prevenção, para Agentes Comunitários de Saúde.Método: Estudo qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado na Gerência Distrital Zona Norte – Eixo Baltazar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de outubro de 2015 e janeiro de 2016. O estudo teve 58 participantes, composto pelas etapas: pesquisa de campo, análise de conteúdo de Bardin, e desenho do Objeto de Aprendizagem.Resultados: Traçou-se o perfil do profissional atuante naquela localidade; identificaram-se as doenças mais encontradas pelos agentes; e as necessidades em relação a um recurso tecnológico, permitindo delimitar conteúdo e estrutura do Objeto de Aprendizagem.Conclusão: O Objeto de Aprendizagem constitui uma alternativa para a difusão do conhecimento sobre doenças transmissíveis, associando a tecnologia ao ensino, tornando mais atrativos e producentes o processo de aprendizagem e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional. |
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A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúdeAtenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional.Objetivo: Descrever a elaboração de um Objeto de Aprendizagem sobre doenças transmissíveis, sua identificação, vigilância e prevenção, para Agentes Comunitários de Saúde.Método: Estudo qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado na Gerência Distrital Zona Norte – Eixo Baltazar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de outubro de 2015 e janeiro de 2016. O estudo teve 58 participantes, composto pelas etapas: pesquisa de campo, análise de conteúdo de Bardin, e desenho do Objeto de Aprendizagem.Resultados: Traçou-se o perfil do profissional atuante naquela localidade; identificaram-se as doenças mais encontradas pelos agentes; e as necessidades em relação a um recurso tecnológico, permitindo delimitar conteúdo e estrutura do Objeto de Aprendizagem.Conclusão: O Objeto de Aprendizagem constitui uma alternativa para a difusão do conhecimento sobre doenças transmissíveis, associando a tecnologia ao ensino, tornando mais atrativos e producentes o processo de aprendizagem e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional. Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78332Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 4 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 4 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78332/44953https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78332/44954Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Kátia Cilene FerreiraAzambuja, Marcelo Schenk deBonamigo, Andrea Wander2018-06-06T14:22:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/78332Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-06-06T14:22:28Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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