Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Betina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Busin, Lurdes, Chianca, Tânia Couto Machado, Moraes, Vítor Monteiro, Pires, Ananda Ughini Bertoldo, Lucena, Amália de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576
Resumo: Objetivo: Analisar associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e Diagnósticos de Enfermagem em pacientes adultos, classificados com prioridade clínica I (emergência) e II (muito urgente). Método: Estudo transversal realizado na unidade de emergência do sul do Brasil, entre abril e agosto de 2014. Amostra de 219 pacientes. Os dados foram coletados no prontuário online e analisados estatisticamente, com teste exato de Fisher ou qui-quadrado. Resultados: Encontrou-se 16 discriminadores e 14 diagnósticos de enfermagem. Houve associação entre sete discriminadores e cinco diagnósticos de enfermagem do tipo foco no problema, dentre Dor precordial ou cardíaca com o diagnóstico Dor aguda. Também houve associação entre três discriminadores com quatro diagnósticos de enfermagem de risco, dentre Déficit neurológico agudo com o diagnóstico Risco de perfusão tissular cerebral ineficaz. Conclusão: Existem associações significativas entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem mais frequentemente estabelecidos na Unidade de Emergência.Palavras-chave: Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.
id UFRGS-15_e2dc38a10c90debf4e6a5c86c9125fb0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79576
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagemEnfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.Objetivo: Analisar associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e Diagnósticos de Enfermagem em pacientes adultos, classificados com prioridade clínica I (emergência) e II (muito urgente). Método: Estudo transversal realizado na unidade de emergência do sul do Brasil, entre abril e agosto de 2014. Amostra de 219 pacientes. Os dados foram coletados no prontuário online e analisados estatisticamente, com teste exato de Fisher ou qui-quadrado. Resultados: Encontrou-se 16 discriminadores e 14 diagnósticos de enfermagem. Houve associação entre sete discriminadores e cinco diagnósticos de enfermagem do tipo foco no problema, dentre Dor precordial ou cardíaca com o diagnóstico Dor aguda. Também houve associação entre três discriminadores com quatro diagnósticos de enfermagem de risco, dentre Déficit neurológico agudo com o diagnóstico Risco de perfusão tissular cerebral ineficaz. Conclusão: Existem associações significativas entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem mais frequentemente estabelecidos na Unidade de Emergência.Palavras-chave: Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576/46572https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576/46573Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, BetinaBusin, LurdesChianca, Tânia Couto MachadoMoraes, Vítor MonteiroPires, Ananda Ughini BertoldoLucena, Amália de Fátima2018-07-30T15:11:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/79576Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-07-30T15:11:21Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
title Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
spellingShingle Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
Franco, Betina
Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.
title_short Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
title_full Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
title_fullStr Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
title_full_unstemmed Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
title_sort Associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem
author Franco, Betina
author_facet Franco, Betina
Busin, Lurdes
Chianca, Tânia Couto Machado
Moraes, Vítor Monteiro
Pires, Ananda Ughini Bertoldo
Lucena, Amália de Fátima
author_role author
author2 Busin, Lurdes
Chianca, Tânia Couto Machado
Moraes, Vítor Monteiro
Pires, Ananda Ughini Bertoldo
Lucena, Amália de Fátima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Betina
Busin, Lurdes
Chianca, Tânia Couto Machado
Moraes, Vítor Monteiro
Pires, Ananda Ughini Bertoldo
Lucena, Amália de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.
topic Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.
description Objetivo: Analisar associações entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e Diagnósticos de Enfermagem em pacientes adultos, classificados com prioridade clínica I (emergência) e II (muito urgente). Método: Estudo transversal realizado na unidade de emergência do sul do Brasil, entre abril e agosto de 2014. Amostra de 219 pacientes. Os dados foram coletados no prontuário online e analisados estatisticamente, com teste exato de Fisher ou qui-quadrado. Resultados: Encontrou-se 16 discriminadores e 14 diagnósticos de enfermagem. Houve associação entre sete discriminadores e cinco diagnósticos de enfermagem do tipo foco no problema, dentre Dor precordial ou cardíaca com o diagnóstico Dor aguda. Também houve associação entre três discriminadores com quatro diagnósticos de enfermagem de risco, dentre Déficit neurológico agudo com o diagnóstico Risco de perfusão tissular cerebral ineficaz. Conclusão: Existem associações significativas entre discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester e diagnósticos de enfermagem mais frequentemente estabelecidos na Unidade de Emergência.Palavras-chave: Enfermagem em emergência. Triagem. Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Terminologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576/46572
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79576/46573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338216919040