Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadoras
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67908 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças.Métodos: Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016.Resultados: O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo.Conclusão: Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.Palavras-chave: Saúde da criança. Enfermagem pediátrica. Pesquisa em enfermagem. |
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Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadorasSaúde da Criança. Metodologias participativas. Vulnerabilidade.Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças.Métodos: Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016.Resultados: O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo.Conclusão: Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.Palavras-chave: Saúde da criança. Enfermagem pediátrica. Pesquisa em enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologias participativasapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67908Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de EnfermagemRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67908/41164https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67908/41165Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Viviane RibeiroCoimbra, Valeria Cristina ChristelloCardoso, Clarissa de SouzaVieira, Ana Claudia GarciaNobre, Marcia de OliveiraNino, Magda Eliete LamasOliveira, Naiana Alves2017-08-08T19:18:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/67908Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:18:57Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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