O cuidado de enfermagem em situações de alteração da imagem facial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13970 |
Resumo: | A pesquisa analisou a percepção de pacientes, acadêmicas de enfermagem e docentes, quanto ao cuidado frente àalteração da imagem facial, suas implicações no processo formativo. Caracterizou-se pela abordagem qualitativaexploratória, realizada em um hospital universitário em Santa Maria, Rio Grande do Sul, entre julho de 2008 eabril de 2009. Participaram seis pacientes com alteração da imagem facial, sete acadêmicas de Enfermagem e cincodocentes. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. As informações organizadas e submetidas àtécnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se duas categorias: significado da imagem facial alterada e formação doenfermeiro e o cuidado. O cuidado a esses pacientes é percebido como uma vivência complexa, difícil e impactanteconstituindo-se oportunidades ímpares para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação daenfermeira. Constatou-se a necessidade de inserção de temáticas durante a formação que abordem temas pertinentesàs necessidades dos acadêmicos, possibilitando aos mesmos refletirem sobre o vivido no curso. |
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O cuidado de enfermagem em situações de alteração da imagem facialCuidados de Enfermagem. Alteração da imagem. Ensino. Educação em enfermagemA pesquisa analisou a percepção de pacientes, acadêmicas de enfermagem e docentes, quanto ao cuidado frente àalteração da imagem facial, suas implicações no processo formativo. Caracterizou-se pela abordagem qualitativaexploratória, realizada em um hospital universitário em Santa Maria, Rio Grande do Sul, entre julho de 2008 eabril de 2009. Participaram seis pacientes com alteração da imagem facial, sete acadêmicas de Enfermagem e cincodocentes. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. As informações organizadas e submetidas àtécnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se duas categorias: significado da imagem facial alterada e formação doenfermeiro e o cuidado. O cuidado a esses pacientes é percebido como uma vivência complexa, difícil e impactanteconstituindo-se oportunidades ímpares para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação daenfermeira. Constatou-se a necessidade de inserção de temáticas durante a formação que abordem temas pertinentesàs necessidades dos acadêmicos, possibilitando aos mesmos refletirem sobre o vivido no curso.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13970Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 2 (2011); 294Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 2 (2011); 2941983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13970/12774Mostardeiro, SadjaPedro, Eva Neriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-03T18:06:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/13970Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-08-03T18:06:06Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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