Construção e validação de um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Paula Custódio Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nylze Helena Guillarducci Rocha, Luciana Mara Monti Fonseca, Mariana Torreglosa Ruiz, Thaís Santos Guerra Stacciarini, Divanice Contim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127956
Resumo: Objetivo: Construir e validar um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recémnascido.Método: Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida nas fases: préprodução, produção e pós-produção no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2022, validado por enfermeiros doutores,profissionais da área da comunicação social, equipe de enfermagem, puérperas e familiares. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância entre juízes e público-alvo e Alfa de Cronbrach a confiabilidade dos itens.Resultados: O vídeo tem oito minutos e 34 segundos e foi organizado emantes, durante e após o banho. Roteiro/script e storyboard avaliados quanto ao objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, linguagem verbal e inclusão de tópicos e vídeo quanto a funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento, todos alcançaram índices iguais ou maiores a 0,80.Conclusão: O vídeo apresenta potencial tecnológico para ser utilizado durante ações de educação emsaúde e práticas de educação permanente. Palavras-chave: Banhos. Recém-nascido. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Filme e vídeo educativo.
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