O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805 |
Resumo: | O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro. |
id |
UFRGS-15_ea33c22823c65c0050308064903b9ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/38805 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIAAidsEducação em enfermagemFilosofia em enfermagemEducação superior.O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro.Escola de Enfermagem da UFRGS2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 117 - 123Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 117 - 1231983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27271https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27300Camillo, SimoneMaiorino, Fabiana TavolaroChaves, Loide Corinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-04T16:03:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/38805Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-11-04T16:03:25Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
title |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
spellingShingle |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA Camillo, Simone Aids Educação em enfermagem Filosofia em enfermagem Educação superior. |
title_short |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
title_full |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
title_fullStr |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
title_sort |
O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA |
author |
Camillo, Simone |
author_facet |
Camillo, Simone Maiorino, Fabiana Tavolaro Chaves, Loide Corina |
author_role |
author |
author2 |
Maiorino, Fabiana Tavolaro Chaves, Loide Corina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillo, Simone Maiorino, Fabiana Tavolaro Chaves, Loide Corina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aids Educação em enfermagem Filosofia em enfermagem Educação superior. |
topic |
Aids Educação em enfermagem Filosofia em enfermagem Educação superior. |
description |
O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27271 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 117 - 123 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 117 - 123 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766334566825984 |