O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Simone
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maiorino, Fabiana Tavolaro, Chaves, Loide Corina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805
Resumo: O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro.
id UFRGS-15_ea33c22823c65c0050308064903b9ea2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/38805
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIAAidsEducação em enfermagemFilosofia em enfermagemEducação superior.O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro.Escola de Enfermagem da UFRGS2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 117 - 123Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 117 - 1231983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27271https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27300Camillo, SimoneMaiorino, Fabiana TavolaroChaves, Loide Corinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-04T16:03:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/38805Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-11-04T16:03:25Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
title O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
spellingShingle O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
Camillo, Simone
Aids
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Educação superior.
title_short O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
title_full O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
title_fullStr O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
title_full_unstemmed O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
title_sort O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA
author Camillo, Simone
author_facet Camillo, Simone
Maiorino, Fabiana Tavolaro
Chaves, Loide Corina
author_role author
author2 Maiorino, Fabiana Tavolaro
Chaves, Loide Corina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camillo, Simone
Maiorino, Fabiana Tavolaro
Chaves, Loide Corina
dc.subject.por.fl_str_mv Aids
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Educação superior.
topic Aids
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Educação superior.
description O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27271
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/38805/27300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 117 - 123
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 117 - 123
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766334566825984