Qualificação da passagem de plantão em unidade obstétrica durante período pandêmico: reinvenções e aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bär, Karen Ariane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aita Xavier, Ticiana, Moraes Martelli, Gicelle, Jobim Benedetti, Franceliane, Poblete Troncoso, Margarita, Santini Costenaro, Regina Gema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135181
Resumo: Objetivo: Qualificar a passagem de plantão em Unidade Obstétrica durante período pandêmico da COVID-19, por meio da Educação Permanente em Saúde.Método: Pesquisa-ação realizada na região sul do Brasil. A investigação foi conduzida a partir de entrevistas com profissionais e alunos da saúde e os dados foram analisados pela técnica Reflexive. Já as intervenções ocorreram nos diferentes turnos de trabalho, com o apoio de um álbum seriado como recurso didático e educativo.Resultados: A análise dos dados possibilitou o registro de vivências e a delimitação de duas categorias temáticas: De abordagens tradicionais à reinvenção da aprendizagem no trabalho em saúde; e Do conformismo ao crescimento profissional.Conclusão: A passagem de plantão em Unidade Obstétrica, por meio da Educação Permanente em Saúde, possibilitou o aprendizado autônomo, interativo e cooperativo; despertou o desejo de transcender a rotina de trabalho; e intuiu à necessidade de (re)significar continuamente o processo de trabalho em saúde.Descritores: Pandemias. COVID-19. Educação continuada. Sistema de aprendizagem em saúde. Salas de parto.
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