O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887 |
Resumo: | De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental. |
id |
UFRGS-15_fee7eaccf89aa55b9683a02f9bfdf8d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/37887 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICASaúde mentalAtenção básicaEnsino.De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 94 - 101Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 94 - 1011983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28941https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28942Miyai, Fernanda TiemiBarros, SôniaCORTES, JANDRO MORAESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/37887Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
title |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA Miyai, Fernanda Tiemi Saúde mental Atenção básica Ensino. |
title_short |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
title_full |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA |
author |
Miyai, Fernanda Tiemi |
author_facet |
Miyai, Fernanda Tiemi Barros, Sônia CORTES, JANDRO MORAES |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Sônia CORTES, JANDRO MORAES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miyai, Fernanda Tiemi Barros, Sônia CORTES, JANDRO MORAES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Atenção básica Ensino. |
topic |
Saúde mental Atenção básica Ensino. |
description |
De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28941 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 94 - 101 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 94 - 101 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766334546903040 |