O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miyai, Fernanda Tiemi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barros, Sônia, CORTES, JANDRO MORAES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887
Resumo: De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental.
id UFRGS-15_fee7eaccf89aa55b9683a02f9bfdf8d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/37887
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICASaúde mentalAtenção básicaEnsino.De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 94 - 101Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 94 - 1011983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28941https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28942Miyai, Fernanda TiemiBarros, SôniaCORTES, JANDRO MORAESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/37887Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
title O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
spellingShingle O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Miyai, Fernanda Tiemi
Saúde mental
Atenção básica
Ensino.
title_short O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
title_full O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
title_fullStr O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
title_sort O ALUNO DE ENFERMAGEM E O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
author Miyai, Fernanda Tiemi
author_facet Miyai, Fernanda Tiemi
Barros, Sônia
CORTES, JANDRO MORAES
author_role author
author2 Barros, Sônia
CORTES, JANDRO MORAES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miyai, Fernanda Tiemi
Barros, Sônia
CORTES, JANDRO MORAES
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Atenção básica
Ensino.
topic Saúde mental
Atenção básica
Ensino.
description De 2009 a 2010, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) passou por transição curricular, cuja proposta era integrar os ciclos básico e clínico, desfragmentando as disciplinas. O ensino de enfermagem em saúde mental foi incluído em vários módulos que contêm os cuidados básicos. Este estudo qualitativo visou identificar como o atendimento às pessoas com doença mental foi realizado por 20 alunos da graduação em enfermagem no contexto da atenção básica, e como foram preparados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em agosto de 2012, na EEUSP. Após a análise temática formaram-se as categorias: Processo ensino-aprendizagem, Unidade Básica de Saúde e Processo saúde-doença mental. A concepção da loucura construída socialmente, somada aos problemas relacionados à formação acadêmica, pode acarretar a formação de enfermeiros despreparados para o cuidado em saúde mental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28941
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37887/28942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 94 - 101
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 94 - 101
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766334546903040