Que Papel a Presença poderia Desempenhar nas Práticas Acadêmicas? Sobre a performatividade da teoria no contexto da Filosofia-Performance
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99043 |
Resumo: | O diálogo discute o papel desempenhado pela presença em situações acadêmicas de copresença com outras pessoas (em comparação com a importância da presença em contextos artísticos). Questiona a medida em que as formas acadêmicas convencionais, para além de buscar garantir a objetividade teórica, na verdade pré-determinam ou, de fato, limitam a transmissibilidade do conteúdo teórico. A conversa aponta para a necessidade de uma nova atenção dramatúrgica à performatividade da teoria, e apela por uma abordagem inovadora aos formatos como as perguntas e os resultados referentes aos diversos campos nas humanidades poderiam ser apresentados e negociados com maior sucesso. |
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Que Papel a Presença poderia Desempenhar nas Práticas Acadêmicas? Sobre a performatividade da teoria no contexto da Filosofia-PerformancePresençaFilosofia-PerformanceFormatos de ConhecimentoInterdisciplinaridadeContradições PerformativasO diálogo discute o papel desempenhado pela presença em situações acadêmicas de copresença com outras pessoas (em comparação com a importância da presença em contextos artísticos). Questiona a medida em que as formas acadêmicas convencionais, para além de buscar garantir a objetividade teórica, na verdade pré-determinam ou, de fato, limitam a transmissibilidade do conteúdo teórico. A conversa aponta para a necessidade de uma nova atenção dramatúrgica à performatividade da teoria, e apela por uma abordagem inovadora aos formatos como as perguntas e os resultados referentes aos diversos campos nas humanidades poderiam ser apresentados e negociados com maior sucesso.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99043Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-20Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-20Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-20Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-202237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99043/55923Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessLagaay, AliceSeitz, Anna2022-09-27T03:17:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/99043Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T03:17:29Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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