Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cristiano Eduardo da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Felipe, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183
Resumo: Neste artigo investigamos como a performatividade de gênero é reconhecida por crianças pequenas a partir da mediação de leitura literária por uma drag queen, tendo como base teórico-analítica os Estudos de Gênero e Culturais de inspiração pós-estruturalista. Organizamos encontros com leituras de livros, rodas de conversa e atividades lúdicas, em uma biblioteca no interior do Rio Grande do Sul. Analisando cenas protagonizadas pelas crianças, observamos que desde cedo elas aprendem a (re)conhecer, (re)produzir e a tensionar certas expectativas sobre os corpos. O contato com a arte, por meio da literatura e de outros modelos performativos de gênero, pode contribuir no processo de reflexão.
id UFRGS-17_09b5144840f8ae646a539b6e729c153c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100183
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literáriaPerformatividadeInfânciasScripts de gêneroDrag queen.Neste artigo investigamos como a performatividade de gênero é reconhecida por crianças pequenas a partir da mediação de leitura literária por uma drag queen, tendo como base teórico-analítica os Estudos de Gênero e Culturais de inspiração pós-estruturalista. Organizamos encontros com leituras de livros, rodas de conversa e atividades lúdicas, em uma biblioteca no interior do Rio Grande do Sul. Analisando cenas protagonizadas pelas crianças, observamos que desde cedo elas aprendem a (re)conhecer, (re)produzir e a tensionar certas expectativas sobre os corpos. O contato com a arte, por meio da literatura e de outros modelos performativos de gênero, pode contribuir no processo de reflexão.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-232237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183/60496Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Cristiano Eduardo daFelipe, Jane2021-03-06T23:53:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/100183Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-03-06T23:53:30Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
title Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
spellingShingle Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
Rosa, Cristiano Eduardo da
Performatividade
Infâncias
Scripts de gênero
Drag queen.
title_short Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
title_full Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
title_fullStr Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
title_full_unstemmed Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
title_sort Performatividade de gênero no olhar das crianças: uma drag queen como mediadora de leitura literária
author Rosa, Cristiano Eduardo da
author_facet Rosa, Cristiano Eduardo da
Felipe, Jane
author_role author
author2 Felipe, Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Cristiano Eduardo da
Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Performatividade
Infâncias
Scripts de gênero
Drag queen.
topic Performatividade
Infâncias
Scripts de gênero
Drag queen.
description Neste artigo investigamos como a performatividade de gênero é reconhecida por crianças pequenas a partir da mediação de leitura literária por uma drag queen, tendo como base teórico-analítica os Estudos de Gênero e Culturais de inspiração pós-estruturalista. Organizamos encontros com leituras de livros, rodas de conversa e atividades lúdicas, em uma biblioteca no interior do Rio Grande do Sul. Analisando cenas protagonizadas pelas crianças, observamos que desde cedo elas aprendem a (re)conhecer, (re)produzir e a tensionar certas expectativas sobre os corpos. O contato com a arte, por meio da literatura e de outros modelos performativos de gênero, pode contribuir no processo de reflexão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100183/60496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-23
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309479645184