‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Luciana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales da Cruz Vieira, Débora Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444
Resumo: This article is based on a narrative event that took place between 5 and 6-year-old children in a Federal District public kindergarten, in which characters such as "God", "Harry Potter's Monster" and "ZéPelinda" (among others), were evoked, to promote a debate about how young children use social markers of difference. Religious, ethnic-racial and gender issues emerge from their narrative performances in intersectional distinctions, which allows us to understand how these markers, and the politics of fear that often impose them, operate in children's social lives since a very early age.
id UFRGS-17_15aff90b24d7e41bea62e39643015daa
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/124444
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenasnarrative performance, children education, social markers of difference, interseccionalityperformance narrative, éducation de la petite enfance, marqueurs sociaux de la différence, intersectionnalité.Estudos da PerformanceMarcadores Sociais da DiferençaInterseccionalidadeNarrativas OraisEducação InfantilThis article is based on a narrative event that took place between 5 and 6-year-old children in a Federal District public kindergarten, in which characters such as "God", "Harry Potter's Monster" and "ZéPelinda" (among others), were evoked, to promote a debate about how young children use social markers of difference. Religious, ethnic-racial and gender issues emerge from their narrative performances in intersectional distinctions, which allows us to understand how these markers, and the politics of fear that often impose them, operate in children's social lives since a very early age.Cet article part d'un événement narratif qui s'est déroulé entre des enfants de 5 et 6 ans dans une classe d'éducation préscolaire d'une école publique du District Fédéral - Brésil, dans lequel des personnages tels que "Deus" et "Zé Pelinda" (entre autres) ont été évoqués pour promouvoir un débat sur la façon dont les jeunes enfants utilisent des marqueurs sociaux de différence. Les enjeux religieux, ethnico-raciaux et de genre émergent de leurs performances narratives dans un croisement intersectionnel de distinctions, ce qui permet de comprendre comment ces marqueurs, et les politiques de peur qui les imposent, opèrent dans la vie sociale des enfants dès le plus jeune âge.  Este artigo parte de um evento narrativo ocorrido entre crianças de 5 e 6 anos numa turma de Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, no qual foram evocados personagens como Deus e Zé Pelinda (entre outros), para promover um debate sobre como crianças pequenas acionam marcadores sociais da diferença. Questões religiosas, étnico-raciais e de gênero emergem de suas performances narrativas num cruzamento interseccional de distinções, o que permite depreender como esses marcadores, e as políticas do medo que frequentemente os impõem, operam na vida social das crianças desde uma idade muito precoce.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 13 n. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-232237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444/87334Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, LucianaSales da Cruz Vieira, Débora Cristina2022-12-23T18:51:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/124444Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-12-23T18:51:57Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
title ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
spellingShingle ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
Hartmann, Luciana
narrative performance, children education, social markers of difference, interseccionality
performance narrative, éducation de la petite enfance, marqueurs sociaux de la différence, intersectionnalité.
Estudos da Performance
Marcadores Sociais da Diferença
Interseccionalidade
Narrativas Orais
Educação Infantil
title_short ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
title_full ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
title_fullStr ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
title_full_unstemmed ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
title_sort ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
author Hartmann, Luciana
author_facet Hartmann, Luciana
Sales da Cruz Vieira, Débora Cristina
author_role author
author2 Sales da Cruz Vieira, Débora Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Luciana
Sales da Cruz Vieira, Débora Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv narrative performance, children education, social markers of difference, interseccionality
performance narrative, éducation de la petite enfance, marqueurs sociaux de la différence, intersectionnalité.
Estudos da Performance
Marcadores Sociais da Diferença
Interseccionalidade
Narrativas Orais
Educação Infantil
topic narrative performance, children education, social markers of difference, interseccionality
performance narrative, éducation de la petite enfance, marqueurs sociaux de la différence, intersectionnalité.
Estudos da Performance
Marcadores Sociais da Diferença
Interseccionalidade
Narrativas Orais
Educação Infantil
description This article is based on a narrative event that took place between 5 and 6-year-old children in a Federal District public kindergarten, in which characters such as "God", "Harry Potter's Monster" and "ZéPelinda" (among others), were evoked, to promote a debate about how young children use social markers of difference. Religious, ethnic-racial and gender issues emerge from their narrative performances in intersectional distinctions, which allows us to understand how these markers, and the politics of fear that often impose them, operate in children's social lives since a very early age.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444/87334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 13 n. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-23
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766310626787328