(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509 |
Resumo: | A proposta do artigo é elaborar a noção de (d)escrição autoetnográfica sensória para experimentar possibilidades de acesso ao presente da cena no suporte escrito. Utiliza-se a abordagem da antropologia da arte e dos estudos da performance na análise de três escritas poéticas e dos sensos agenciados a partir da experiência na audiência dos espetáculos Caprichosa voz que vem do pensamento, de Aderbal Freire Filho, Maria Alice Poppe e Tato Taborda, Casa de especiarias,da Terpsí Teatro de Dança, dirigido por Carlota Albuquerque e de um vídeo de dança da bailarina Marcela Reichelt. Conclui-se que a (d)escrição autoetnográfica como forma textual é um modo de presentificar a cena e ilustra novas perspectivas na qual a experiência pessoal está inscrita. |
id |
UFRGS-17_4ae0867e960d287829289b3f1a0783e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102509 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológicaAutoetnografiaAntropologiaPerformanceAnálise de EspetáculoEscrita da DançaAutoetnografiaA proposta do artigo é elaborar a noção de (d)escrição autoetnográfica sensória para experimentar possibilidades de acesso ao presente da cena no suporte escrito. Utiliza-se a abordagem da antropologia da arte e dos estudos da performance na análise de três escritas poéticas e dos sensos agenciados a partir da experiência na audiência dos espetáculos Caprichosa voz que vem do pensamento, de Aderbal Freire Filho, Maria Alice Poppe e Tato Taborda, Casa de especiarias,da Terpsí Teatro de Dança, dirigido por Carlota Albuquerque e de um vídeo de dança da bailarina Marcela Reichelt. Conclui-se que a (d)escrição autoetnográfica como forma textual é um modo de presentificar a cena e ilustra novas perspectivas na qual a experiência pessoal está inscrita.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-242237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509/61304Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoccaro, Luciane Moreau2021-04-13T00:31:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/102509Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-04-13T00:31:41Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
title |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
spellingShingle |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica Coccaro, Luciane Moreau Autoetnografia Antropologia Performance Análise de Espetáculo Escrita da Dança Autoetnografia |
title_short |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
title_full |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
title_fullStr |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
title_full_unstemmed |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
title_sort |
(D)escrições Autoetnográficas: performance em diálogo com abordagens de pesquisa antropológica |
author |
Coccaro, Luciane Moreau |
author_facet |
Coccaro, Luciane Moreau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coccaro, Luciane Moreau |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoetnografia Antropologia Performance Análise de Espetáculo Escrita da Dança Autoetnografia |
topic |
Autoetnografia Antropologia Performance Análise de Espetáculo Escrita da Dança Autoetnografia |
description |
A proposta do artigo é elaborar a noção de (d)escrição autoetnográfica sensória para experimentar possibilidades de acesso ao presente da cena no suporte escrito. Utiliza-se a abordagem da antropologia da arte e dos estudos da performance na análise de três escritas poéticas e dos sensos agenciados a partir da experiência na audiência dos espetáculos Caprichosa voz que vem do pensamento, de Aderbal Freire Filho, Maria Alice Poppe e Tato Taborda, Casa de especiarias,da Terpsí Teatro de Dança, dirigido por Carlota Albuquerque e de um vídeo de dança da bailarina Marcela Reichelt. Conclui-se que a (d)escrição autoetnográfica como forma textual é um modo de presentificar a cena e ilustra novas perspectivas na qual a experiência pessoal está inscrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102509/61304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-24 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309511102464 |