A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mônica Evelyn
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aquino, Julio Groppa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004
Resumo: Com o intuito de analisar os vínculos entre dança e educação segundo uma perspectiva que não se ativesse ao ensino de tal prática artística, a presente investigação focalizou as matérias sobre dança publicadas na revista cultural Bravo!, de 1997 a 2013. A partir da categorização de três grandes temas - o balé clássico e seu caráter disciplinar; os aspectos étnicos e populares na dança contemporânea brasileira; e a formação do público de dança -, a análise do material permitiu verificar a irrupção de um viés pedagogizante na discursividade da revista por meio da proliferação de uma série de imperativos voltados à educação do público consumidor da dança.
id UFRGS-17_6a754bba7a994f2da2bdeac133d60262
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109004
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógicoDançaEducaçãoMídiaPedagogização.Com o intuito de analisar os vínculos entre dança e educação segundo uma perspectiva que não se ativesse ao ensino de tal prática artística, a presente investigação focalizou as matérias sobre dança publicadas na revista cultural Bravo!, de 1997 a 2013. A partir da categorização de três grandes temas - o balé clássico e seu caráter disciplinar; os aspectos étnicos e populares na dança contemporânea brasileira; e a formação do público de dança -, a análise do material permitiu verificar a irrupção de um viés pedagogizante na discursividade da revista por meio da proliferação de uma série de imperativos voltados à educação do público consumidor da dança.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-272237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004/64728Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mônica EvelynAquino, Julio Groppa2021-10-11T17:49:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/109004Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-10-11T17:49:03Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
title A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
spellingShingle A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
Santos, Mônica Evelyn
Dança
Educação
Mídia
Pedagogização.
title_short A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
title_full A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
title_fullStr A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
title_full_unstemmed A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
title_sort A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico
author Santos, Mônica Evelyn
author_facet Santos, Mônica Evelyn
Aquino, Julio Groppa
author_role author
author2 Aquino, Julio Groppa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mônica Evelyn
Aquino, Julio Groppa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Mídia
Pedagogização.
topic Dança
Educação
Mídia
Pedagogização.
description Com o intuito de analisar os vínculos entre dança e educação segundo uma perspectiva que não se ativesse ao ensino de tal prática artística, a presente investigação focalizou as matérias sobre dança publicadas na revista cultural Bravo!, de 1997 a 2013. A partir da categorização de três grandes temas - o balé clássico e seu caráter disciplinar; os aspectos étnicos e populares na dança contemporânea brasileira; e a formação do público de dança -, a análise do material permitiu verificar a irrupção de um viés pedagogizante na discursividade da revista por meio da proliferação de uma série de imperativos voltados à educação do público consumidor da dança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004/64728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 4 (2021): Out./Dez. 2021; 01-27
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309554094080