Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262 |
Resumo: | Este estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito. |
id |
UFRGS-17_a4bbad16097f3ce05069cef96b2218f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/93262 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arteCorpoDiscursoArteSujeitoPerformanceEste estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-212237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262/60484Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Isaac Melo2021-03-06T23:53:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/93262Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-03-06T23:53:30Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
title |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
spellingShingle |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte Costa, Isaac Melo Corpo Discurso Arte Sujeito Performance |
title_short |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
title_full |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
title_fullStr |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
title_full_unstemmed |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
title_sort |
Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte |
author |
Costa, Isaac Melo |
author_facet |
Costa, Isaac Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Isaac Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Discurso Arte Sujeito Performance |
topic |
Corpo Discurso Arte Sujeito Performance |
description |
Este estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262/60484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309147246592 |