Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isaac Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262
Resumo: Este estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito.
id UFRGS-17_a4bbad16097f3ce05069cef96b2218f1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93262
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arteCorpoDiscursoArteSujeitoPerformanceEste estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-212237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262/60484Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Isaac Melo2021-03-06T23:53:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/93262Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-03-06T23:53:30Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
title Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
spellingShingle Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
Costa, Isaac Melo
Corpo
Discurso
Arte
Sujeito
Performance
title_short Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
title_full Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
title_fullStr Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
title_full_unstemmed Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
title_sort Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte
author Costa, Isaac Melo
author_facet Costa, Isaac Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Isaac Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Discurso
Arte
Sujeito
Performance
topic Corpo
Discurso
Arte
Sujeito
Performance
description Este estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262/60484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-21
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309147246592