Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727 |
Resumo: | O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias. |
id |
UFRGS-17_f7e7575d41a9ff21360aff512b2794b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/69727 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência.O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 8 No. 2 (2018): April/Jun. 2018; 366-389Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No 2 (2018): Avril/Juin 2018; 366-389Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 8 n. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-3892237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727/50270Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana LimaDubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge2022-10-04T17:49:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/69727Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-10-04T17:49:21Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
title |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
spellingShingle |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência. |
title_short |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
title_full |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
title_fullStr |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
title_full_unstemmed |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
title_sort |
Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) |
author |
Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima |
author_facet |
Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência. |
topic |
Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência. |
description |
O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727/50270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 8 No. 2 (2018): April/Jun. 2018; 366-389 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No 2 (2018): Avril/Juin 2018; 366-389 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 8 n. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766308223451136 |