Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727
Resumo: O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias.
id UFRGS-17_f7e7575d41a9ff21360aff512b2794b1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/69727
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência.O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 8 No. 2 (2018): April/Jun. 2018; 366-389Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No 2 (2018): Avril/Juin 2018; 366-389Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 8 n. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-3892237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727/50270Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana LimaDubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge2022-10-04T17:49:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/69727Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-10-04T17:49:21Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
title Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
spellingShingle Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima
Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência.
title_short Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
title_full Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
title_fullStr Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
title_full_unstemmed Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
title_sort Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
author Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima
author_facet Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima
Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge
author_role author
author2 Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil ), Mariana Lima
Dubatti (Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, Argentina ), Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência.
topic Cartografia Teatral. Cena Neotecnológica. Convívio. Real/Virtual. Presença/Ausência.
description O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoéticas desses espetáculos representam uma cena de exceção no contexto teatral dessas cidades, que primam pelo convívio entre os corpos viventes no acontecimento teatral. Como exceção, no entanto, revelam uma idiossincrasia do teatro de ambas as cidades em relação à cena neotecnológica: a valorização do convívio e da copresença através da ausência provocada pelo jogo com as novas tecnologias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727/50270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 8 No. 2 (2018): April/Jun. 2018; 366-389
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 8 No 2 (2018): Avril/Juin 2018; 366-389
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 8 n. 2 (2018): Abril/Jun. 2018; 366-389
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766308223451136