A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eboli Nogueira, Pedro Caetano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627
Resumo: O presente artigo se destina a pensar as articulações entre arte, política e educação no âmbito da ação Traga Sua Luz, realizada pelo coletivo Política do Impossível em 2008. A ação se destinava a questionar o processo de gentrificação que o governo movia no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. Na performance coletiva e silenciosa, a ideia luz emerge como uma matéria de elaboração poética do coletivo, suscitando o desdobramento em múltiplos sentidos. Através dos subsídios teóricos de Roland Barthes e Jacques Rancière, elucidamos de que modo o coletivo articula uma educação e uma política do silêncio como suspensão do devir meramente comunicativo da linguagem.
id UFRGS-17_faeb0d6756a46ceff5061d9f74d432c2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94627
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossívelação artísticapolítica da estéticaarte e políticacoletivoseducaçãoPolítica da estéticaO presente artigo se destina a pensar as articulações entre arte, política e educação no âmbito da ação Traga Sua Luz, realizada pelo coletivo Política do Impossível em 2008. A ação se destinava a questionar o processo de gentrificação que o governo movia no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. Na performance coletiva e silenciosa, a ideia luz emerge como uma matéria de elaboração poética do coletivo, suscitando o desdobramento em múltiplos sentidos. Através dos subsídios teóricos de Roland Barthes e Jacques Rancière, elucidamos de que modo o coletivo articula uma educação e uma política do silêncio como suspensão do devir meramente comunicativo da linguagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-272237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627/56297Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessEboli Nogueira, Pedro Caetano2022-09-27T02:48:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/94627Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T02:48:26Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
title A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
spellingShingle A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
Eboli Nogueira, Pedro Caetano
ação artística
política da estética
arte e política
coletivos
educação
Política da estética
title_short A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
title_full A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
title_fullStr A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
title_full_unstemmed A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
title_sort A política do silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível
author Eboli Nogueira, Pedro Caetano
author_facet Eboli Nogueira, Pedro Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eboli Nogueira, Pedro Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv ação artística
política da estética
arte e política
coletivos
educação
Política da estética
topic ação artística
política da estética
arte e política
coletivos
educação
Política da estética
description O presente artigo se destina a pensar as articulações entre arte, política e educação no âmbito da ação Traga Sua Luz, realizada pelo coletivo Política do Impossível em 2008. A ação se destinava a questionar o processo de gentrificação que o governo movia no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. Na performance coletiva e silenciosa, a ideia luz emerge como uma matéria de elaboração poética do coletivo, suscitando o desdobramento em múltiplos sentidos. Através dos subsídios teóricos de Roland Barthes e Jacques Rancière, elucidamos de que modo o coletivo articula uma educação e uma política do silêncio como suspensão do devir meramente comunicativo da linguagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94627/56297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-27
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309165072384