SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81601 |
Resumo: | : Este artigo tem como ponto de partida a observação da existência de novos espaços para a publicação de peças publicitárias, em especial o uso de diferentes suportes e formatos. Nosso objetivo, neste trabalho, é contribuir para a discussão sobre a importância dos suportes na construção dos sentidos dos textos, principalmente no que se refere a sua coerência, com base em autores como Marchuschi (2003; 2008), Koch (2009), Koch e Travaglia (2011), Bonini (2011), entre outros. Analisamos textos da chamada "mídia de ambiente", uma vertente da criação e veiculação publicitária, que tem como característica a instalação de peças publicitárias em locais inusitados e de grande fluxo de pessoas. Consideramos que essas novas formas de publicidade permitem novas relações para a produção de sentidos, devido à interação com o ambiente físico em que estão inseridas e as relações entre sujeitos e objetos promovidas a partir de sua publicação, levando-nos a propor o suporte como um dos fatores de coerência. Palavras-chave: linguística textual; suporte; mídia de ambiente. |
id |
UFRGS-19_018b12f28a7f8f35efe6d7fe6851b497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/81601 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE: Este artigo tem como ponto de partida a observação da existência de novos espaços para a publicação de peças publicitárias, em especial o uso de diferentes suportes e formatos. Nosso objetivo, neste trabalho, é contribuir para a discussão sobre a importância dos suportes na construção dos sentidos dos textos, principalmente no que se refere a sua coerência, com base em autores como Marchuschi (2003; 2008), Koch (2009), Koch e Travaglia (2011), Bonini (2011), entre outros. Analisamos textos da chamada "mídia de ambiente", uma vertente da criação e veiculação publicitária, que tem como característica a instalação de peças publicitárias em locais inusitados e de grande fluxo de pessoas. Consideramos que essas novas formas de publicidade permitem novas relações para a produção de sentidos, devido à interação com o ambiente físico em que estão inseridas e as relações entre sujeitos e objetos promovidas a partir de sua publicação, levando-nos a propor o suporte como um dos fatores de coerência. Palavras-chave: linguística textual; suporte; mídia de ambiente. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/8160110.22456/2238-8915.81601Organon; v. 33 n. 64 (2018): LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: ESTUDOS RECENTES E BASES TEÓRICAS; 202238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81601/48758Copyright (c) 2018 Juliana de Mello Chagas Lima, Edson Carlos Romualdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Juliana de Mello ChagasRomualdo, Edson Carlos2018-08-15T23:25:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/81601Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2018-08-15T23:25:44Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
title |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
spellingShingle |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE Lima, Juliana de Mello Chagas |
title_short |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
title_full |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
title_fullStr |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
title_full_unstemmed |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
title_sort |
SUPORTE TEXTUAL, COERÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCUSSÃO A PARTIR DE TEXTOS DE MÍDIA DE AMBIENTE |
author |
Lima, Juliana de Mello Chagas |
author_facet |
Lima, Juliana de Mello Chagas Romualdo, Edson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Romualdo, Edson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Juliana de Mello Chagas Romualdo, Edson Carlos |
description |
: Este artigo tem como ponto de partida a observação da existência de novos espaços para a publicação de peças publicitárias, em especial o uso de diferentes suportes e formatos. Nosso objetivo, neste trabalho, é contribuir para a discussão sobre a importância dos suportes na construção dos sentidos dos textos, principalmente no que se refere a sua coerência, com base em autores como Marchuschi (2003; 2008), Koch (2009), Koch e Travaglia (2011), Bonini (2011), entre outros. Analisamos textos da chamada "mídia de ambiente", uma vertente da criação e veiculação publicitária, que tem como característica a instalação de peças publicitárias em locais inusitados e de grande fluxo de pessoas. Consideramos que essas novas formas de publicidade permitem novas relações para a produção de sentidos, devido à interação com o ambiente físico em que estão inseridas e as relações entre sujeitos e objetos promovidas a partir de sua publicação, levando-nos a propor o suporte como um dos fatores de coerência. Palavras-chave: linguística textual; suporte; mídia de ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81601 10.22456/2238-8915.81601 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81601 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.81601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81601/48758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliana de Mello Chagas Lima, Edson Carlos Romualdo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliana de Mello Chagas Lima, Edson Carlos Romualdo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 33 n. 64 (2018): LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: ESTUDOS RECENTES E BASES TEÓRICAS; 20 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075228483584 |