O IMPOSSÍVEL E A POÉTICA DA EXTRAÇÃO EM TREE OF CODES: UM EXERCÍCIO EM CAMPO EXPANDIDO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97026 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir a noção de poética da extração como um operar que decanta efeitos de criação do trabalho de subtração/perda. Para tanto, parte da articulação entre os estudos de Rosalind Krauss (1979), em que a autora deriva a proposição de campo expandido do delineamento de uma noção de escultura que se ergue a partir da composição de negativos, e o trabalho do escritor norte-americano Jonathan Safran Foer, que escreve o livro Tree of codes operando uma verdadeira exumação da obra de Bruno Schulz, A Rua dos Crocodilos. A articulação desses trabalhos permite delinear condições de localização de um impossível que resta indicado, sem ser apreendido, e que acaba por fazer incidir efeitos de expansão sobre campos, como os da literatura, da arte e os estudos da memória, bem como por ver surgir o que nos permitimos chamar de um livro-objeto-escultura-obra-de-arte.PALAVRAS-CHAVE: campo expandido; poética da extração; escultura; literatura. |
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O IMPOSSÍVEL E A POÉTICA DA EXTRAÇÃO EM TREE OF CODES: UM EXERCÍCIO EM CAMPO EXPANDIDOO objetivo deste trabalho é discutir a noção de poética da extração como um operar que decanta efeitos de criação do trabalho de subtração/perda. Para tanto, parte da articulação entre os estudos de Rosalind Krauss (1979), em que a autora deriva a proposição de campo expandido do delineamento de uma noção de escultura que se ergue a partir da composição de negativos, e o trabalho do escritor norte-americano Jonathan Safran Foer, que escreve o livro Tree of codes operando uma verdadeira exumação da obra de Bruno Schulz, A Rua dos Crocodilos. A articulação desses trabalhos permite delinear condições de localização de um impossível que resta indicado, sem ser apreendido, e que acaba por fazer incidir efeitos de expansão sobre campos, como os da literatura, da arte e os estudos da memória, bem como por ver surgir o que nos permitimos chamar de um livro-objeto-escultura-obra-de-arte.PALAVRAS-CHAVE: campo expandido; poética da extração; escultura; literatura.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9702610.22456/2238-8915.97026Organon; v. 34 n. 67 (2019): LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97026/55705Copyright (c) 2020 Camila Backes Dos Santos, Simone Zanon Moscheninfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Camila Backes dosMoschen, Simone Zanon2020-07-16T22:47:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/97026Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-16T22:47:37Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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