A FILOSOFIA DO SUSPENSE: DIÁLOGOS ESTRUTURAIS ENTRE EDGAR ALLAN POE E ALFRED HITCHCOCK
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/64490 |
Resumo: | Este artigo investiga a relação estrutural entre contos góticos de Edgar Allan Poe e filmes de suspense de Alfred Hitchcock à luz das Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia. As obras ficcionais e críticas de Poe definiram as bases do conto como gênero, mas sua influência pode ser percebida também em outras narrativas, particularmente no cinema de Hitchcock. A fim de obter unidade de efeito e manipular o leitor, Poe constrói uma dupla estrutura narrativa que gera e intensifica tensão. Essa mesma estrutura pode ser verificada em alguns dos mais célebres filmes de suspense hitchcockianos, e a análise de entrevistas e ensaios do diretor britânico revela preocupações de ordem estética anteriormente abordadas por Poe. Assim, Hitchcock não apenas revisitou temas e motivos das histórias góticas de Poe, mas adaptou às telas a estrutura narrativa característica dos contos, empregando-a como base de seu suspense cinematográfico. |
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A FILOSOFIA DO SUSPENSE: DIÁLOGOS ESTRUTURAIS ENTRE EDGAR ALLAN POE E ALFRED HITCHCOCKEste artigo investiga a relação estrutural entre contos góticos de Edgar Allan Poe e filmes de suspense de Alfred Hitchcock à luz das Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia. As obras ficcionais e críticas de Poe definiram as bases do conto como gênero, mas sua influência pode ser percebida também em outras narrativas, particularmente no cinema de Hitchcock. A fim de obter unidade de efeito e manipular o leitor, Poe constrói uma dupla estrutura narrativa que gera e intensifica tensão. Essa mesma estrutura pode ser verificada em alguns dos mais célebres filmes de suspense hitchcockianos, e a análise de entrevistas e ensaios do diretor britânico revela preocupações de ordem estética anteriormente abordadas por Poe. Assim, Hitchcock não apenas revisitou temas e motivos das histórias góticas de Poe, mas adaptou às telas a estrutura narrativa característica dos contos, empregando-a como base de seu suspense cinematográfico.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/6449010.22456/2238-8915.64490Organon; v. 31 n. 61 (2016): Literatura e Outras Linguagens2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/64490/39253Copyright (c) 2016 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros Indrusiak, Elaine2016-12-06T16:23:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/64490Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2016-12-06T16:23:37Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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