MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de uma professora de língua inglesa, a fim de identificar como estão materializadas léxico-gramaticalmente as ações dialógicas e monológicas, por ela adotadas, durante o desenvolvimento de uma aula da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para analisar os dados, adotamos uma abordagem híbrida, fundamentada pelo conceito de dialogismo (BAKHTIN, 1981, 1986; SCOTT; MORTIMER; AGUIAR, 2005), procurando depreender as ações monológicas e dialógicas subjacentes ao discurso dessa professora, e salientando como essas ações são constituídas por significados ideacionais e interpessoais, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014). A análise revelou que a professora equilibra ações discursivas: a) monológicas (11 ocorrências), caracterizadas por restrições à mediação, materializadas pelo uso de declarações e de processos verbais e relacionais; b) dialógicas (11 ocorrências), ao dar voz aos alunos, por meio de perguntas, materializadas por processos mentais, as quais os levam à reflexão sobre os temas abordados. |
id |
UFRGS-19_11dd4dcf40ea82b5602d17e34bcc9582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113045 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJAEsta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de uma professora de língua inglesa, a fim de identificar como estão materializadas léxico-gramaticalmente as ações dialógicas e monológicas, por ela adotadas, durante o desenvolvimento de uma aula da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para analisar os dados, adotamos uma abordagem híbrida, fundamentada pelo conceito de dialogismo (BAKHTIN, 1981, 1986; SCOTT; MORTIMER; AGUIAR, 2005), procurando depreender as ações monológicas e dialógicas subjacentes ao discurso dessa professora, e salientando como essas ações são constituídas por significados ideacionais e interpessoais, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014). A análise revelou que a professora equilibra ações discursivas: a) monológicas (11 ocorrências), caracterizadas por restrições à mediação, materializadas pelo uso de declarações e de processos verbais e relacionais; b) dialógicas (11 ocorrências), ao dar voz aos alunos, por meio de perguntas, materializadas por processos mentais, as quais os levam à reflexão sobre os temas abordados. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11304510.22456/2238-8915.113045Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 464-4822238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045/63686Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessTicks, Luciane KirchhofHartemink, Patricia Streppel2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/113045Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
title |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
spellingShingle |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA Ticks, Luciane Kirchhof |
title_short |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
title_full |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
title_fullStr |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
title_full_unstemmed |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
title_sort |
MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA |
author |
Ticks, Luciane Kirchhof |
author_facet |
Ticks, Luciane Kirchhof Hartemink, Patricia Streppel |
author_role |
author |
author2 |
Hartemink, Patricia Streppel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ticks, Luciane Kirchhof Hartemink, Patricia Streppel |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de uma professora de língua inglesa, a fim de identificar como estão materializadas léxico-gramaticalmente as ações dialógicas e monológicas, por ela adotadas, durante o desenvolvimento de uma aula da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para analisar os dados, adotamos uma abordagem híbrida, fundamentada pelo conceito de dialogismo (BAKHTIN, 1981, 1986; SCOTT; MORTIMER; AGUIAR, 2005), procurando depreender as ações monológicas e dialógicas subjacentes ao discurso dessa professora, e salientando como essas ações são constituídas por significados ideacionais e interpessoais, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014). A análise revelou que a professora equilibra ações discursivas: a) monológicas (11 ocorrências), caracterizadas por restrições à mediação, materializadas pelo uso de declarações e de processos verbais e relacionais; b) dialógicas (11 ocorrências), ao dar voz aos alunos, por meio de perguntas, materializadas por processos mentais, as quais os levam à reflexão sobre os temas abordados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045 10.22456/2238-8915.113045 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.113045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045/63686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 464-482 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075683565568 |