MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ticks, Luciane Kirchhof
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hartemink, Patricia Streppel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113045
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de uma professora de língua inglesa, a fim de identificar como estão materializadas léxico-gramaticalmente as ações dialógicas e monológicas, por ela adotadas, durante o desenvolvimento de uma aula da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para analisar os dados, adotamos uma abordagem híbrida, fundamentada pelo conceito de dialogismo (BAKHTIN, 1981, 1986; SCOTT; MORTIMER; AGUIAR, 2005), procurando depreender as ações monológicas e dialógicas subjacentes ao discurso dessa professora, e salientando como essas ações são constituídas por significados ideacionais e interpessoais, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014). A análise revelou que a professora equilibra ações discursivas: a) monológicas (11 ocorrências), caracterizadas por restrições à mediação, materializadas pelo uso de declarações e de processos verbais e relacionais; b) dialógicas (11 ocorrências), ao dar voz aos alunos, por meio de perguntas, materializadas por processos mentais, as quais os levam à reflexão sobre os temas abordados.   
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