MARCAS ENUNCIATIVAS DA RELAÇÃO SABER-PODER NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Marilia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/57146
Resumo: O artigo sintetiza duas etapas de pesquisa. A primeira trata da relação entre formas de saber e formas de discurso buscando identificar a forma dominante na cultura ocidental contemporãnea. Para tanto, empreende a leitura de textos filosóficos, sociológicos e psicanalíticos que examinam o funcionamento da cultura atual em suas implicações para a construção do laço social e para a formação do sujeito. A segunda etapa analisa a forma de saber e de discurso dominante e seus efeitos de poder. Para tanto, examina o enunciado-tipo do gênero discursivo comercial/publicitário e sua crescente propagação, em uma abordagem enunciativo-discursiva de base benvenisteana e bakhtiniana.
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