PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958 |
Resumo: | Este estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos. |
id |
UFRGS-19_8409176e5021d3ea105b535ef4a998dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/133958 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOREste estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/13395810.22456/2238-8915.133958Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958/90566http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKruszielski, LeandroSokulski , Aracelli NascimentoSantos, Dominique Thiany2023-12-20T13:23:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/133958Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2023-12-20T13:23:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
title |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
spellingShingle |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR Kruszielski, Leandro |
title_short |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
title_full |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
title_fullStr |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
title_full_unstemmed |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
title_sort |
PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR |
author |
Kruszielski, Leandro |
author_facet |
Kruszielski, Leandro Sokulski , Aracelli Nascimento Santos, Dominique Thiany |
author_role |
author |
author2 |
Sokulski , Aracelli Nascimento Santos, Dominique Thiany |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kruszielski, Leandro Sokulski , Aracelli Nascimento Santos, Dominique Thiany |
description |
Este estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958 10.22456/2238-8915.133958 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.133958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958/90566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767076137598976 |