PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruszielski, Leandro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sokulski , Aracelli Nascimento, Santos, Dominique Thiany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958
Resumo: Este estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos.
id UFRGS-19_8409176e5021d3ea105b535ef4a998dc
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/133958
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOREste estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/13395810.22456/2238-8915.133958Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958/90566http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKruszielski, LeandroSokulski , Aracelli NascimentoSantos, Dominique Thiany2023-12-20T13:23:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/133958Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2023-12-20T13:23:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
title PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
spellingShingle PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
Kruszielski, Leandro
title_short PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
title_full PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
title_fullStr PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
title_full_unstemmed PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
title_sort PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR
author Kruszielski, Leandro
author_facet Kruszielski, Leandro
Sokulski , Aracelli Nascimento
Santos, Dominique Thiany
author_role author
author2 Sokulski , Aracelli Nascimento
Santos, Dominique Thiany
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruszielski, Leandro
Sokulski , Aracelli Nascimento
Santos, Dominique Thiany
description Este estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958
10.22456/2238-8915.133958
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.133958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958/90566
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767076137598976