AVALIAÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: RECURSOS TECNOLÓGICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E AVALIATIVIDADE EM FOCO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113161 |
Resumo: | Diante da pandemia que impactou o trabalho docente em todo o Brasil, buscamos valorizar a voz de professores responsáveis por dar continuidade ao processo educacional via ensino remoto. Nosso enfoque recai sobre professores de línguas de diversos contextos de ensino que migraram para o ensino remoto ainda no primeiro semestre de 2020. O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi investigar como professores de línguas avaliam o uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos digitais de comunicação a distância em aulas remotas durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, bem como as condutas institucionais e pessoais envolvidas naquele momento. A pesquisa contou com 130 docentes brasileiros, que responderam um questionário em que expressaram suas avaliações acerca dos recursos tecnológicos e dos materiais utilizados, bem como sobre a implementação e a experiência do ensino remoto em suas instituições de trabalho. Em termos teóricos, adotamos a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional visando um enfoque linguístico e social, e especificamente utilizamos o sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007) para análise dos dizeres docentes. A análise linguística revela atitudes de afeto, demonstrando insegurança mediante a incerteza decorrente do momento e das mudanças no trabalho, julgamentos sobre as capacidades dos docentes, revelando certo despreparo para a situação, e apreciações da precariedade dos recursos e materiais disponíveis, além dos sentimentos de cansaço e angústia. |
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