O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão Paranhos Magalhães, Sigrid Rochele
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pimentel Siqueira, Domingos Sávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72309
Resumo: O ensino da língua inglesa, hoje vista como uma língua franca global, deve contribuir para que o aluno seja um cidadão mais crítico, livre de preconceitos, pronto para aceitar as diferenças e a pluralidade cultural. Desta forma, pode-se postular que o verdadeiro propósito em ensinar línguas estrangeiras no contexto contemporâneo é de formar indivíduos capazes de interagir com pessoas de variadas culturas. Tomando como base uma pesquisa sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira em escolas da cidade de Caetité/Bahia, este artigo objetiva refletir como ocorre esse processo de ensino-aprendizagem no contexto de globalização e busca apontar caminhos para um ensino mais significativo e crítico no locus específico. 
id UFRGS-19_88d27c08523fdf1f393c4472a8578036
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/72309
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTEO ensino da língua inglesa, hoje vista como uma língua franca global, deve contribuir para que o aluno seja um cidadão mais crítico, livre de preconceitos, pronto para aceitar as diferenças e a pluralidade cultural. Desta forma, pode-se postular que o verdadeiro propósito em ensinar línguas estrangeiras no contexto contemporâneo é de formar indivíduos capazes de interagir com pessoas de variadas culturas. Tomando como base uma pesquisa sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira em escolas da cidade de Caetité/Bahia, este artigo objetiva refletir como ocorre esse processo de ensino-aprendizagem no contexto de globalização e busca apontar caminhos para um ensino mais significativo e crítico no locus específico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/7230910.22456/2238-8915.72309Organon; v. 32 n. 62 (2017): PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72309/42150Copyright (c) 2017 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão Paranhos Magalhães, Sigrid RochelePimentel Siqueira, Domingos Sávio2017-07-20T05:28:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/72309Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2017-07-20T05:28:28Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
title O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
spellingShingle O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
Gusmão Paranhos Magalhães, Sigrid Rochele
title_short O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
title_full O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
title_fullStr O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
title_full_unstemmed O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
title_sort O ENSINO DE INGLÊS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM BREVE RECORTE
author Gusmão Paranhos Magalhães, Sigrid Rochele
author_facet Gusmão Paranhos Magalhães, Sigrid Rochele
Pimentel Siqueira, Domingos Sávio
author_role author
author2 Pimentel Siqueira, Domingos Sávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão Paranhos Magalhães, Sigrid Rochele
Pimentel Siqueira, Domingos Sávio
description O ensino da língua inglesa, hoje vista como uma língua franca global, deve contribuir para que o aluno seja um cidadão mais crítico, livre de preconceitos, pronto para aceitar as diferenças e a pluralidade cultural. Desta forma, pode-se postular que o verdadeiro propósito em ensinar línguas estrangeiras no contexto contemporâneo é de formar indivíduos capazes de interagir com pessoas de variadas culturas. Tomando como base uma pesquisa sobre o ensino de inglês como Língua Estrangeira em escolas da cidade de Caetité/Bahia, este artigo objetiva refletir como ocorre esse processo de ensino-aprendizagem no contexto de globalização e busca apontar caminhos para um ensino mais significativo e crítico no locus específico. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72309
10.22456/2238-8915.72309
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72309
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.72309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72309/42150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 32 n. 62 (2017): PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767074924396544