MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Marina Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Araújo, Tatiana Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107897
Resumo: Este artigo propõe uma análise do filme Sangue de Pantera (Cat People, 1942), de Jacques Tourneur, no que concerne às questões de controle intrínsecas à construção do conceito de monstruosidade, principalmente de uma monstruosidade feminina. O filme em debate foi abordado a partir de uma discussão sobre o contexto histórico e cultural estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial, situando-o em meio às produções fílmicas do período e anteriores a ele. A influência de uma estética gótica, evidenciada pelas imagens fílmicas de um universo sombrio e pela discussão de angústias do período, também serão analisadas como forma de complementar a discussão proposta neste trabalho.
id UFRGS-19_89d0be26cb8f6ef69ec80f67b6bc62f0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/107897
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUREste artigo propõe uma análise do filme Sangue de Pantera (Cat People, 1942), de Jacques Tourneur, no que concerne às questões de controle intrínsecas à construção do conceito de monstruosidade, principalmente de uma monstruosidade feminina. O filme em debate foi abordado a partir de uma discussão sobre o contexto histórico e cultural estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial, situando-o em meio às produções fílmicas do período e anteriores a ele. A influência de uma estética gótica, evidenciada pelas imagens fílmicas de um universo sombrio e pela discussão de angústias do período, também serão analisadas como forma de complementar a discussão proposta neste trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10789710.22456/2238-8915.107897Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107897/60810Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Marina Pereirade Araújo, Tatiana Brandão2021-03-04T12:52:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/107897Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-03-04T12:52:47Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
title MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
spellingShingle MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
Penteado, Marina Pereira
title_short MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
title_full MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
title_fullStr MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
title_full_unstemmed MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
title_sort MONSTRUOSIDADE E CONTROLE EM SANGUE DE PANTERA (1942), DE JACQUES TOURNEUR
author Penteado, Marina Pereira
author_facet Penteado, Marina Pereira
de Araújo, Tatiana Brandão
author_role author
author2 de Araújo, Tatiana Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Marina Pereira
de Araújo, Tatiana Brandão
description Este artigo propõe uma análise do filme Sangue de Pantera (Cat People, 1942), de Jacques Tourneur, no que concerne às questões de controle intrínsecas à construção do conceito de monstruosidade, principalmente de uma monstruosidade feminina. O filme em debate foi abordado a partir de uma discussão sobre o contexto histórico e cultural estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial, situando-o em meio às produções fílmicas do período e anteriores a ele. A influência de uma estética gótica, evidenciada pelas imagens fílmicas de um universo sombrio e pela discussão de angústias do período, também serão analisadas como forma de complementar a discussão proposta neste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107897
10.22456/2238-8915.107897
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107897
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.107897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107897/60810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-17
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075655254016