VELHICE FEMININA E ALTERIDADE EM NARRATIVAS ORAIS DA MATINTAPERERA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103017 |
Resumo: | A velhice é, para Boclin (2003), uma categoria que recentemente ganhou maior ganhou maior notoriedade social. Embora muitos pesquisadores tenham estudado essa população, a imagem do velho e, principalmente, da velha sofre preconceitos e estereótipos resultantes da carência de informação e publicação. Contudo, as narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo “O Imaginário nas Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense” (IFNOPAP) revelaram nova tradução da velhice feminina, não carregada de estereótipos, mas de novidade, contemporaneidade e liberdade. Este artigo tem como objetivo geral compreender a velhice feminina a partir da noção de alteridade em narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo IFNOPAP. O referencial teórico traz Beauvoir (2018), Goldenberg (2017), Zimerman (2007) e Debert (1994). Portanto, esta pesquisa contribuirá aos estudos da velhice, articulada a noção de alteridade, pois assim como Beauvoir (2018) consideramos que a senescência não é uma realidade fixa, mas o produto de um alongamento de um processo. |
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VELHICE FEMININA E ALTERIDADE EM NARRATIVAS ORAIS DA MATINTAPERERAA velhice é, para Boclin (2003), uma categoria que recentemente ganhou maior ganhou maior notoriedade social. Embora muitos pesquisadores tenham estudado essa população, a imagem do velho e, principalmente, da velha sofre preconceitos e estereótipos resultantes da carência de informação e publicação. Contudo, as narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo “O Imaginário nas Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense” (IFNOPAP) revelaram nova tradução da velhice feminina, não carregada de estereótipos, mas de novidade, contemporaneidade e liberdade. Este artigo tem como objetivo geral compreender a velhice feminina a partir da noção de alteridade em narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo IFNOPAP. O referencial teórico traz Beauvoir (2018), Goldenberg (2017), Zimerman (2007) e Debert (1994). Portanto, esta pesquisa contribuirá aos estudos da velhice, articulada a noção de alteridade, pois assim como Beauvoir (2018) consideramos que a senescência não é uma realidade fixa, mas o produto de um alongamento de um processo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10301710.22456/2238-8915.103017Organon; v. 35 n. 70 (2020): Configurações discursivas nas e sobre as Amazônias; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103017/60212Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Andressa de Jesus AraújoOliveira, Rubenil da SilvaSimões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão2021-08-30T18:40:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/103017Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-08-30T18:40:55Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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