THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elizamari Martins
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174
Resumo: O mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário.
id UFRGS-19_8f36ac76603a0ca930b896fbd31be674
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/31174
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORYO mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/3117410.22456/2238-8915.31174Organon; v. 18 n. 37 (2004): Estudos de literatura e de cultura: tendências contemporâneas2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174/19349Rodrigues, Elizamari Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-26T19:52:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/31174Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2019-04-26T19:52:04Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
title THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
spellingShingle THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
Rodrigues, Elizamari Martins
title_short THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
title_full THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
title_fullStr THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
title_full_unstemmed THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
title_sort THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
author Rodrigues, Elizamari Martins
author_facet Rodrigues, Elizamari Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elizamari Martins
description O mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174
10.22456/2238-8915.31174
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.31174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174/19349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 18 n. 37 (2004): Estudos de literatura e de cultura: tendências contemporâneas
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767073193197568