THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174 |
Resumo: | O mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário. |
id |
UFRGS-19_8f36ac76603a0ca930b896fbd31be674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/31174 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORYO mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/3117410.22456/2238-8915.31174Organon; v. 18 n. 37 (2004): Estudos de literatura e de cultura: tendências contemporâneas2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174/19349Rodrigues, Elizamari Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-26T19:52:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/31174Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2019-04-26T19:52:04Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
title |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
spellingShingle |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY Rodrigues, Elizamari Martins |
title_short |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
title_full |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
title_fullStr |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
title_full_unstemmed |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
title_sort |
THE DECLINE OF THE DETECTIVE STORY |
author |
Rodrigues, Elizamari Martins |
author_facet |
Rodrigues, Elizamari Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elizamari Martins |
description |
O mistério policial, originariamente britânico, aparece em cena quando já o críamos um gêneroaparentemente em desuso. Neste estudo de caráter interdisciplinar, veremos como o filme “Gosford Park”(2001), de Robert Altman, recupera o gênero “detective story” parodisticamente e como dialoga com toda umagama de textos que o precedem, particularmente com a peça “The Real Inspector Hound” (1968), de TomStoppard, peculiar em sua forma de discutir o gênero, satirizando-o e apontando a sua previsibilidade. Ambosdiscutem criticamente o gênero e exploram o espelhamento do relato dentro do relato, onde os limites entre arealidade e a ficção são temporariamente apagados, dando lugar a uma inusitada troca de papéis: espectador xator, autor x personagem, crítico x ator, num discurso claramente metaliterário. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174 10.22456/2238-8915.31174 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.31174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/31174/19349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 18 n. 37 (2004): Estudos de literatura e de cultura: tendências contemporâneas 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767073193197568 |