DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Thiago Lemes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza Romero, Tania Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969
Resumo: Partindo de uma narrativa autobiográfica, esta pesquisa enfoca e reflete sobre a ressignificação de fatos traumáticos como importante ferramenta para compreender o processo de construção social da identidade. Objetiva-se, portanto, identificar e refletir sobre influências socioculturais, sobre experiências vivenciadas e circunstâncias adversas que foram impostas durante a constituição pessoal de um dos autores e, conforme compreendidas pelo narrador, tendo por foco as pessoas que colaboraram para a superação de tais situações adversas. A abordagem metodológica é de âmbito qualitativo, sendo utilizado o método de investigação autobiográfico, com a interpretação substanciada por análise linguística pela ótica da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a transitividade. Além disso, a ferramenta teórica adotada auxilia nesse ponto na identificação dos participantes e, consequentemente, nas pessoas implicadas no processo de construção identitária. Como resultado, os autores destacam o papel dos avós maternos e da mãe na construção da identidade do autor-narrador pesquisador, principalmente no processo de ressignificação e reconstrução da identidade ante fatos especialmente sensíveis.
id UFRGS-19_8fc20be80c0f83f922a2346e0eba49db
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112969
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EUPartindo de uma narrativa autobiográfica, esta pesquisa enfoca e reflete sobre a ressignificação de fatos traumáticos como importante ferramenta para compreender o processo de construção social da identidade. Objetiva-se, portanto, identificar e refletir sobre influências socioculturais, sobre experiências vivenciadas e circunstâncias adversas que foram impostas durante a constituição pessoal de um dos autores e, conforme compreendidas pelo narrador, tendo por foco as pessoas que colaboraram para a superação de tais situações adversas. A abordagem metodológica é de âmbito qualitativo, sendo utilizado o método de investigação autobiográfico, com a interpretação substanciada por análise linguística pela ótica da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a transitividade. Além disso, a ferramenta teórica adotada auxilia nesse ponto na identificação dos participantes e, consequentemente, nas pessoas implicadas no processo de construção identitária. Como resultado, os autores destacam o papel dos avós maternos e da mãe na construção da identidade do autor-narrador pesquisador, principalmente no processo de ressignificação e reconstrução da identidade ante fatos especialmente sensíveis.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11296910.22456/2238-8915.112969Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 35-502238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969/63688Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Thiago Lemesde Souza Romero, Tania Regina2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/112969Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
title DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
spellingShingle DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
de Oliveira, Thiago Lemes
title_short DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
title_full DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
title_fullStr DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
title_full_unstemmed DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
title_sort DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU
author de Oliveira, Thiago Lemes
author_facet de Oliveira, Thiago Lemes
de Souza Romero, Tania Regina
author_role author
author2 de Souza Romero, Tania Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Thiago Lemes
de Souza Romero, Tania Regina
description Partindo de uma narrativa autobiográfica, esta pesquisa enfoca e reflete sobre a ressignificação de fatos traumáticos como importante ferramenta para compreender o processo de construção social da identidade. Objetiva-se, portanto, identificar e refletir sobre influências socioculturais, sobre experiências vivenciadas e circunstâncias adversas que foram impostas durante a constituição pessoal de um dos autores e, conforme compreendidas pelo narrador, tendo por foco as pessoas que colaboraram para a superação de tais situações adversas. A abordagem metodológica é de âmbito qualitativo, sendo utilizado o método de investigação autobiográfico, com a interpretação substanciada por análise linguística pela ótica da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a transitividade. Além disso, a ferramenta teórica adotada auxilia nesse ponto na identificação dos participantes e, consequentemente, nas pessoas implicadas no processo de construção identitária. Como resultado, os autores destacam o papel dos avós maternos e da mãe na construção da identidade do autor-narrador pesquisador, principalmente no processo de ressignificação e reconstrução da identidade ante fatos especialmente sensíveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969
10.22456/2238-8915.112969
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.112969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969/63688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 35-50
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075679371264