(DES)VELANDO A AMAZÔNIA EM H’ERA, OBRA DE MAX MARTINS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/102971 |
Resumo: | Max Martins é um poeta em que seu ponto crucial é o trabalho com a linguagem e nesse exercício o movimento de alternância de algumas imagens é persistente em sua obra, sendo o que buscamos compreender. Dessa maneira propomos uma leitura e análise de alguns poemas da obra de 1971, H’era, poemas como Travessia I (1926-1966), tendo em vista os movimentos de inserção e subversão dos traços amazônicos. Os estudos de José Ortega y Gasset sobre a desumanização da arte contribuem para a perspectiva do trabalho, assim como Rolan Barthes e suas formulações acerca da encenação da escrita. Em suma, propomos um caminho interpretativo pautado na imaginação poética de Max em coadunar os elementos, sobretudo, homem e natureza, e nos jogos linguísticos e literários de mostrar e disfarçar traços tido como regionais, mas que realçam em sua obra uma experiência de fusão. |
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(DES)VELANDO A AMAZÔNIA EM H’ERA, OBRA DE MAX MARTINSMax Martins é um poeta em que seu ponto crucial é o trabalho com a linguagem e nesse exercício o movimento de alternância de algumas imagens é persistente em sua obra, sendo o que buscamos compreender. Dessa maneira propomos uma leitura e análise de alguns poemas da obra de 1971, H’era, poemas como Travessia I (1926-1966), tendo em vista os movimentos de inserção e subversão dos traços amazônicos. Os estudos de José Ortega y Gasset sobre a desumanização da arte contribuem para a perspectiva do trabalho, assim como Rolan Barthes e suas formulações acerca da encenação da escrita. Em suma, propomos um caminho interpretativo pautado na imaginação poética de Max em coadunar os elementos, sobretudo, homem e natureza, e nos jogos linguísticos e literários de mostrar e disfarçar traços tido como regionais, mas que realçam em sua obra uma experiência de fusão.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10297110.22456/2238-8915.102971Organon; v. 35 n. 70 (2020): Configurações discursivas nas e sobre as Amazônias; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/102971/60210Copyright (c) 2020 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Mayara RibeiroVieira, Juliana de Fátima Reis2021-08-30T18:40:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/102971Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-08-30T18:40:55Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Max Martins é um poeta em que seu ponto crucial é o trabalho com a linguagem e nesse exercício o movimento de alternância de algumas imagens é persistente em sua obra, sendo o que buscamos compreender. Dessa maneira propomos uma leitura e análise de alguns poemas da obra de 1971, H’era, poemas como Travessia I (1926-1966), tendo em vista os movimentos de inserção e subversão dos traços amazônicos. Os estudos de José Ortega y Gasset sobre a desumanização da arte contribuem para a perspectiva do trabalho, assim como Rolan Barthes e suas formulações acerca da encenação da escrita. Em suma, propomos um caminho interpretativo pautado na imaginação poética de Max em coadunar os elementos, sobretudo, homem e natureza, e nos jogos linguísticos e literários de mostrar e disfarçar traços tido como regionais, mas que realçam em sua obra uma experiência de fusão. |
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