Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Conceição
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65110
Resumo: RESUMO: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) de José Carlos Fernandes assenta nas ideias de fragmentação e de mistificação: apresenta uma obra composta por supostos fragmentos de texto e ilustração que podem ser associados indiferentemente pelo leitor e um autor inventado como se fosse real. Embora Fernandes seja sobretudo um autor de banda desenhada, a definição do género do presente livro não é facilmente resolvida e os textos críticos e biobibliográficos incluídos no volume contribuem para a sua indecidibilidade genológica. Além das questões referidas, o livro de Fernandes permite refletir sobre uma questão comparatista fulcral: a relação entre dois meios de representação distintos, texto e ilustração. PALAVRAS-CHAVE: fragmentação; mistificação; genologia; meio de representção. ABSTRACT: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) by José Carlos Fernandes can be described as a fake in fragments, since the book consists of fragments, both texts and illustrations, that the reader can freely relate and Slobodj is an invented author who is taken as a real one. Although Fernandes is mainly known for his comics, the genre of A Última Obra Prima de Aaron Slobodj is not easily definable. Moreover, the critical and bio-bibliographical texts included in the volume reinforce the difficulty in identifying its genre. Additionally, Fernandes’ book invites a comparative perspective to discuss the relationship between two different media, text and illustration.KEYWORDS: fragmentation; fake; genre; medium.
id UFRGS-19_aab56ce6e24f5ad8826c61e8e522697b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/65110
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron SlobojRESUMO: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) de José Carlos Fernandes assenta nas ideias de fragmentação e de mistificação: apresenta uma obra composta por supostos fragmentos de texto e ilustração que podem ser associados indiferentemente pelo leitor e um autor inventado como se fosse real. Embora Fernandes seja sobretudo um autor de banda desenhada, a definição do género do presente livro não é facilmente resolvida e os textos críticos e biobibliográficos incluídos no volume contribuem para a sua indecidibilidade genológica. Além das questões referidas, o livro de Fernandes permite refletir sobre uma questão comparatista fulcral: a relação entre dois meios de representação distintos, texto e ilustração. PALAVRAS-CHAVE: fragmentação; mistificação; genologia; meio de representção. ABSTRACT: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) by José Carlos Fernandes can be described as a fake in fragments, since the book consists of fragments, both texts and illustrations, that the reader can freely relate and Slobodj is an invented author who is taken as a real one. Although Fernandes is mainly known for his comics, the genre of A Última Obra Prima de Aaron Slobodj is not easily definable. Moreover, the critical and bio-bibliographical texts included in the volume reinforce the difficulty in identifying its genre. Additionally, Fernandes’ book invites a comparative perspective to discuss the relationship between two different media, text and illustration.KEYWORDS: fragmentation; fake; genre; medium. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/6511010.22456/2238-8915.65110Organon; v. 31 n. 61 (2016): Literatura e Outras Linguagens2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65110/39261Copyright (c) 2016 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Conceição2016-12-02T14:45:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/65110Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2016-12-02T14:45:46Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
title Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
spellingShingle Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
Pereira, Conceição
title_short Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
title_full Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
title_fullStr Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
title_full_unstemmed Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
title_sort Arte Fragmentada: A última obra prima de Aaron Sloboj
author Pereira, Conceição
author_facet Pereira, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Conceição
description RESUMO: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) de José Carlos Fernandes assenta nas ideias de fragmentação e de mistificação: apresenta uma obra composta por supostos fragmentos de texto e ilustração que podem ser associados indiferentemente pelo leitor e um autor inventado como se fosse real. Embora Fernandes seja sobretudo um autor de banda desenhada, a definição do género do presente livro não é facilmente resolvida e os textos críticos e biobibliográficos incluídos no volume contribuem para a sua indecidibilidade genológica. Além das questões referidas, o livro de Fernandes permite refletir sobre uma questão comparatista fulcral: a relação entre dois meios de representação distintos, texto e ilustração. PALAVRAS-CHAVE: fragmentação; mistificação; genologia; meio de representção. ABSTRACT: A Última Obra Prima de Aaron Slobodj (2004) by José Carlos Fernandes can be described as a fake in fragments, since the book consists of fragments, both texts and illustrations, that the reader can freely relate and Slobodj is an invented author who is taken as a real one. Although Fernandes is mainly known for his comics, the genre of A Última Obra Prima de Aaron Slobodj is not easily definable. Moreover, the critical and bio-bibliographical texts included in the volume reinforce the difficulty in identifying its genre. Additionally, Fernandes’ book invites a comparative perspective to discuss the relationship between two different media, text and illustration.KEYWORDS: fragmentation; fake; genre; medium.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65110
10.22456/2238-8915.65110
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65110
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.65110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65110/39261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 31 n. 61 (2016): Literatura e Outras Linguagens
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767074883502080