“A GENTE FALA MUITO ERRADO O PORTUGUÊS”: REPRESENTAÇÕES SOBRE LÍNGUAS EM UM CONTEXTO PLURILÍNGUE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72106 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir representações sobre as línguas alemã e portuguesa que emergem dos enunciados de diferentes gerações de uma família residente no Sul do Brasil, que mantém o alemão como língua de herança. Os dados foram gerados por meio de entrevistas e fazem parte do corpus de uma pesquisa mais abrangente, de cunho interpretativista, vinculada às áreas de Educação e Linguística Aplicada. Os dados sugerem que as representações construídas pelos sujeitos não são estanques, mas estão relacionadas ao momento histórico no qual estão inseridos, às suas experiências vividas e aos discursos sobre as línguas e seus falantes produzidos socialmente e em torno de suas comunidades. |
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“A GENTE FALA MUITO ERRADO O PORTUGUÊS”: REPRESENTAÇÕES SOBRE LÍNGUAS EM UM CONTEXTO PLURILÍNGUEEste artigo tem por objetivo discutir representações sobre as línguas alemã e portuguesa que emergem dos enunciados de diferentes gerações de uma família residente no Sul do Brasil, que mantém o alemão como língua de herança. Os dados foram gerados por meio de entrevistas e fazem parte do corpus de uma pesquisa mais abrangente, de cunho interpretativista, vinculada às áreas de Educação e Linguística Aplicada. Os dados sugerem que as representações construídas pelos sujeitos não são estanques, mas estão relacionadas ao momento histórico no qual estão inseridos, às suas experiências vividas e aos discursos sobre as línguas e seus falantes produzidos socialmente e em torno de suas comunidades.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/7210610.22456/2238-8915.72106Organon; v. 32 n. 62 (2017): PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72106/42211Copyright (c) 2017 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessMaas, Martha ReginaFritzen, Maristela Pereira2017-07-20T05:28:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/72106Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2017-07-20T05:28:28Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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