O ARTISTA POPULAR ASSENTADO NO MUSEU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/35372 |
Resumo: | Esta pesquisa toma o artesanato como linguagem, questiona a posição do artista popular e problematiza as fronteiras da arte. O dispositivo teórico analítico é o da Análise do Discurso, onde são tomados três pontos de reflexão. O primeiro ponto se refere aos sentidos da arte: arte erudita e as “outras artes”, com a formação de duas matrizes parafrásticas. O segundo ponto trata do artista popular e seu duplo, questiona o sentido de “identidade brasileira” que perpassa a Mostra, contrapondo-a às identificações parciais e contraditórias que caracterizam a sociedade brasileira. O terceiro ponto, “O bougre e a imagem do paraíso”, analisa a obra de Conceição dos Bugres através dos conceitos de eu ideal e de formações imaginárias. Procura pontuar o brasileiro na formação imaginária do colonizador e, quem sabe, no imaginário de alguns turistas que buscam o Brasil como destino. |
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O ARTISTA POPULAR ASSENTADO NO MUSEUEsta pesquisa toma o artesanato como linguagem, questiona a posição do artista popular e problematiza as fronteiras da arte. O dispositivo teórico analítico é o da Análise do Discurso, onde são tomados três pontos de reflexão. O primeiro ponto se refere aos sentidos da arte: arte erudita e as “outras artes”, com a formação de duas matrizes parafrásticas. O segundo ponto trata do artista popular e seu duplo, questiona o sentido de “identidade brasileira” que perpassa a Mostra, contrapondo-a às identificações parciais e contraditórias que caracterizam a sociedade brasileira. O terceiro ponto, “O bougre e a imagem do paraíso”, analisa a obra de Conceição dos Bugres através dos conceitos de eu ideal e de formações imaginárias. Procura pontuar o brasileiro na formação imaginária do colonizador e, quem sabe, no imaginário de alguns turistas que buscam o Brasil como destino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/3537210.22456/2238-8915.35372Organon; v. 27 n. 53 (2012): Autoria nas/entre linhas2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/35372/23303de Campos, Luciene Junginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-28T14:06:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/35372Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2019-08-28T14:06:34Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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