Entrevista com John Gledson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes de Souza, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43301
Resumo: Conversas de Burros, banhos de mar e outras crônicas exemplares é o nome de uma antologia de crônicas brasileiras publicadas em Portugal em 2006, organizada e apresentada pelo crítico John Gledson. A antologia faz parte da coleção Curso Breve de Literatura Brasileira, uma coleção idealizada e organizada pelo crítico português Abel Barros Baptista junto à editora Cotovia, com o intuito de divulgar a literatura brasileira em seu país. Com importantes trabalhos sobre Machado, alguns sobre a crônica machadiana, como os capítulos 5, 6 e 7, em Por um novo Machado de Assis (2008), Gledson foi o nome escolhido para organizar esta antologia. Partindo então de suas próprias experiências, a primeira relacionada a Carlos Drummond de Andrade, na década de 1970, e a segunda voltada para o início de seu trabalho sobre Machado de Assis, na década de 1980, Gledson usou critérios mais ou menos pessoais, e essencialmente cronológicos para selecionar os textos presentes nesta antologia. Sem deixar de lado autores tidos como essenciais na literatura brasileira, como os próprio Machado e Drummond, e outros como Clarice Lispector e Lima Barreto, Gledson incluiu outros que lera por puro prazer, como Stanislaw Ponte Preta e Rubem Braga. O resultado é um retrato complexo e, por que não, divertido deste gênero “tão brasileiro”. Além desta antologia para o mercado português, há que se destacar Crônicas escolhidas (2012), uma seleção de 50 crônicas de Machado realizada por Gledson e lançada no Brasil pela Companhia das Letras-Penguin, com notas elucidativas e um guia das crônicas do autor—mais uma importante contribuição de Gledson para a fortuna crítica machadiana. Nesta entrevista que tive o prazer de realizar, Gledson fala um pouco mais sobre crônica como gênero, a antologia publicada em Portugal, seus desafios, e sobre as crônicas de Machado de Assis.
id UFRGS-19_f85bc185502e3277503032190497f9cc
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43301
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Entrevista com John GledsonConversas de Burros, banhos de mar e outras crônicas exemplares é o nome de uma antologia de crônicas brasileiras publicadas em Portugal em 2006, organizada e apresentada pelo crítico John Gledson. A antologia faz parte da coleção Curso Breve de Literatura Brasileira, uma coleção idealizada e organizada pelo crítico português Abel Barros Baptista junto à editora Cotovia, com o intuito de divulgar a literatura brasileira em seu país. Com importantes trabalhos sobre Machado, alguns sobre a crônica machadiana, como os capítulos 5, 6 e 7, em Por um novo Machado de Assis (2008), Gledson foi o nome escolhido para organizar esta antologia. Partindo então de suas próprias experiências, a primeira relacionada a Carlos Drummond de Andrade, na década de 1970, e a segunda voltada para o início de seu trabalho sobre Machado de Assis, na década de 1980, Gledson usou critérios mais ou menos pessoais, e essencialmente cronológicos para selecionar os textos presentes nesta antologia. Sem deixar de lado autores tidos como essenciais na literatura brasileira, como os próprio Machado e Drummond, e outros como Clarice Lispector e Lima Barreto, Gledson incluiu outros que lera por puro prazer, como Stanislaw Ponte Preta e Rubem Braga. O resultado é um retrato complexo e, por que não, divertido deste gênero “tão brasileiro”. Além desta antologia para o mercado português, há que se destacar Crônicas escolhidas (2012), uma seleção de 50 crônicas de Machado realizada por Gledson e lançada no Brasil pela Companhia das Letras-Penguin, com notas elucidativas e um guia das crônicas do autor—mais uma importante contribuição de Gledson para a fortuna crítica machadiana. Nesta entrevista que tive o prazer de realizar, Gledson fala um pouco mais sobre crônica como gênero, a antologia publicada em Portugal, seus desafios, e sobre as crônicas de Machado de Assis.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/4330110.22456/2238-8915.43301Organon; v. 28 n. 55 (2013): A crônica no Brasil2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43301/28541Mendes de Souza, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-28T14:04:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/43301Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2019-08-28T14:04:12Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com John Gledson
title Entrevista com John Gledson
spellingShingle Entrevista com John Gledson
Mendes de Souza, Marcelo
title_short Entrevista com John Gledson
title_full Entrevista com John Gledson
title_fullStr Entrevista com John Gledson
title_full_unstemmed Entrevista com John Gledson
title_sort Entrevista com John Gledson
author Mendes de Souza, Marcelo
author_facet Mendes de Souza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes de Souza, Marcelo
description Conversas de Burros, banhos de mar e outras crônicas exemplares é o nome de uma antologia de crônicas brasileiras publicadas em Portugal em 2006, organizada e apresentada pelo crítico John Gledson. A antologia faz parte da coleção Curso Breve de Literatura Brasileira, uma coleção idealizada e organizada pelo crítico português Abel Barros Baptista junto à editora Cotovia, com o intuito de divulgar a literatura brasileira em seu país. Com importantes trabalhos sobre Machado, alguns sobre a crônica machadiana, como os capítulos 5, 6 e 7, em Por um novo Machado de Assis (2008), Gledson foi o nome escolhido para organizar esta antologia. Partindo então de suas próprias experiências, a primeira relacionada a Carlos Drummond de Andrade, na década de 1970, e a segunda voltada para o início de seu trabalho sobre Machado de Assis, na década de 1980, Gledson usou critérios mais ou menos pessoais, e essencialmente cronológicos para selecionar os textos presentes nesta antologia. Sem deixar de lado autores tidos como essenciais na literatura brasileira, como os próprio Machado e Drummond, e outros como Clarice Lispector e Lima Barreto, Gledson incluiu outros que lera por puro prazer, como Stanislaw Ponte Preta e Rubem Braga. O resultado é um retrato complexo e, por que não, divertido deste gênero “tão brasileiro”. Além desta antologia para o mercado português, há que se destacar Crônicas escolhidas (2012), uma seleção de 50 crônicas de Machado realizada por Gledson e lançada no Brasil pela Companhia das Letras-Penguin, com notas elucidativas e um guia das crônicas do autor—mais uma importante contribuição de Gledson para a fortuna crítica machadiana. Nesta entrevista que tive o prazer de realizar, Gledson fala um pouco mais sobre crônica como gênero, a antologia publicada em Portugal, seus desafios, e sobre as crônicas de Machado de Assis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43301
10.22456/2238-8915.43301
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43301
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.43301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43301/28541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 28 n. 55 (2013): A crônica no Brasil
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767074532229120