Trabalho em Equipe na Área da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chakr, Valentina C B G
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467
Resumo: Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde passam boa parte do tempo se comunicando e coordenando atividades de cuidado. Apesar disso, o treinamento em habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipe tem sido historicamente pouco enfatizado. O principal objetivo do trabalho em equipe é melhorar os desfechos no cuidado ao paciente. A necessidade de trabalhar em equipe vem sendo cada vez mais frequente no cuidado à saúde. Assim, é relevante conhecer os elementos fundamentais para o seu bom funcionamento, assim como os principais fatores com potencial de prejudicá-lo. Neste artigo, os seguintes tópicos serão discutidos: classificação das equipes de cuidado à saúde; princípios determinantes para o sucesso das equipes; e as principais barreiras que podem comprometer seu funcionamento. Existe um reconhecimento crescente sobre a importância do trabalho em equipe (em oposição ao rígido gerenciamento hierárquico) no cuidado ao paciente. A resistência à mudança nos métodos de trabalho imposta pela tradição de décadas deve ser enfrentada por meio de um processo educacional, de forma que este artigo visa a contribuir para essa finalidade.
id UFRGS-20_00e0b94943ad92a5a529d60342de5cf6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111467
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Trabalho em Equipe na Área da Saúdeequipe de assistência ao pacienteadministração de recursos humanos em hospitaisavaliação de resultados em cuidado de saúdetrabalho em equipeMédicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde passam boa parte do tempo se comunicando e coordenando atividades de cuidado. Apesar disso, o treinamento em habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipe tem sido historicamente pouco enfatizado. O principal objetivo do trabalho em equipe é melhorar os desfechos no cuidado ao paciente. A necessidade de trabalhar em equipe vem sendo cada vez mais frequente no cuidado à saúde. Assim, é relevante conhecer os elementos fundamentais para o seu bom funcionamento, assim como os principais fatores com potencial de prejudicá-lo. Neste artigo, os seguintes tópicos serão discutidos: classificação das equipes de cuidado à saúde; princípios determinantes para o sucesso das equipes; e as principais barreiras que podem comprometer seu funcionamento. Existe um reconhecimento crescente sobre a importância do trabalho em equipe (em oposição ao rígido gerenciamento hierárquico) no cuidado ao paciente. A resistência à mudança nos métodos de trabalho imposta pela tradição de décadas deve ser enfrentada por meio de um processo educacional, de forma que este artigo visa a contribuir para essa finalidade.HCPA/FAMED/UFRGS2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467Clinical & Biomedical Research; Vol. 41 No. 3 (2021): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 41 n. 3 (2021): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467/pdfCopyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessChakr, Valentina C B G2024-01-19T14:13:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/111467Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:13:25Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho em Equipe na Área da Saúde
title Trabalho em Equipe na Área da Saúde
spellingShingle Trabalho em Equipe na Área da Saúde
Chakr, Valentina C B G
equipe de assistência ao paciente
administração de recursos humanos em hospitais
avaliação de resultados em cuidado de saúde
trabalho em equipe
title_short Trabalho em Equipe na Área da Saúde
title_full Trabalho em Equipe na Área da Saúde
title_fullStr Trabalho em Equipe na Área da Saúde
title_full_unstemmed Trabalho em Equipe na Área da Saúde
title_sort Trabalho em Equipe na Área da Saúde
author Chakr, Valentina C B G
author_facet Chakr, Valentina C B G
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chakr, Valentina C B G
dc.subject.por.fl_str_mv equipe de assistência ao paciente
administração de recursos humanos em hospitais
avaliação de resultados em cuidado de saúde
trabalho em equipe
topic equipe de assistência ao paciente
administração de recursos humanos em hospitais
avaliação de resultados em cuidado de saúde
trabalho em equipe
description Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde passam boa parte do tempo se comunicando e coordenando atividades de cuidado. Apesar disso, o treinamento em habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipe tem sido historicamente pouco enfatizado. O principal objetivo do trabalho em equipe é melhorar os desfechos no cuidado ao paciente. A necessidade de trabalhar em equipe vem sendo cada vez mais frequente no cuidado à saúde. Assim, é relevante conhecer os elementos fundamentais para o seu bom funcionamento, assim como os principais fatores com potencial de prejudicá-lo. Neste artigo, os seguintes tópicos serão discutidos: classificação das equipes de cuidado à saúde; princípios determinantes para o sucesso das equipes; e as principais barreiras que podem comprometer seu funcionamento. Existe um reconhecimento crescente sobre a importância do trabalho em equipe (em oposição ao rígido gerenciamento hierárquico) no cuidado ao paciente. A resistência à mudança nos métodos de trabalho imposta pela tradição de décadas deve ser enfrentada por meio de um processo educacional, de forma que este artigo visa a contribuir para essa finalidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/111467/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 41 No. 3 (2021): Clinical and Biomedical Research
Clinical and Biomedical Research; v. 41 n. 3 (2021): Clinical and Biomedical Research
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767056247160832