Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Arco Junior, Jorge
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Belotti, Naiara Cristina Ule, Madela, Naidy Konno, Oliveira, Rosângela Siqueira, Paro Pedro, Heloisa da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891
Resumo: A tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e a tuberculose extensivamente resistente (XDR-TB), levantam preocupações pelo grande número de casos, especialmente na África, Ásia e Europa, e pela taxa de sucesso ainda baixa no tratamento, atingindo 54% para MDR-TB e 30% para XDR-TB. O objetivo do presente estudo é relatar as diferentes realidades epidemiológicas dos doentes com MDR-TB e XDR-TB em diferentes partes do mundo. Foram revisados artigos da última década nas bases científicas disponíveis. Os estudos mostraram que a maioria das pessoas afetadas pela MDR-TB são do sexo masculino, migrantes ou imigrantes, que já haviam sido tratados anteriormente. Descrevemos que o tratamento da tuberculose (TB) usualmente resulta em cura, mas também pode levar à seleção dos bacilos mais resistentes. Mostramos que o surgimento de cepas resistentes na TB se deve ao tratamento inadequado de formas mais simples de TB, com cepas resultantes de manejo difícil e que as populações vulneráveis são as mais afetadas. Salientamos que o abandono do tratamento é fator que comumente origina esse problema complexo da doença e elencamos os genes de resistência mais estudados.Palavras-chave: Tuberculose; antibióticos antituberculose; epidemiologia; resistência microbiana a medicamentos; resistência a múltiplos medicamentos; genes MDR
id UFRGS-20_28f1f0bbc52fa778078417cb8d45f2e8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/81891
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)Tuberculoseantibióticos antituberculoseepidemiologiaresistência microbiana a medicamentosresistência a múltiplos medicamentosgenes MDRTuberculosis EpidemiologyA tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e a tuberculose extensivamente resistente (XDR-TB), levantam preocupações pelo grande número de casos, especialmente na África, Ásia e Europa, e pela taxa de sucesso ainda baixa no tratamento, atingindo 54% para MDR-TB e 30% para XDR-TB. O objetivo do presente estudo é relatar as diferentes realidades epidemiológicas dos doentes com MDR-TB e XDR-TB em diferentes partes do mundo. Foram revisados artigos da última década nas bases científicas disponíveis. Os estudos mostraram que a maioria das pessoas afetadas pela MDR-TB são do sexo masculino, migrantes ou imigrantes, que já haviam sido tratados anteriormente. Descrevemos que o tratamento da tuberculose (TB) usualmente resulta em cura, mas também pode levar à seleção dos bacilos mais resistentes. Mostramos que o surgimento de cepas resistentes na TB se deve ao tratamento inadequado de formas mais simples de TB, com cepas resultantes de manejo difícil e que as populações vulneráveis são as mais afetadas. Salientamos que o abandono do tratamento é fator que comumente origina esse problema complexo da doença e elencamos os genes de resistência mais estudados.Palavras-chave: Tuberculose; antibióticos antituberculose; epidemiologia; resistência microbiana a medicamentos; resistência a múltiplos medicamentos; genes MDRHCPA/FAMED/UFRGS2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891Clinical & Biomedical Research; Vol. 38 No. 3 (2018): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 38 n. 3 (2018): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891/pdfCopyright (c) 2018 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessDel Arco Junior, JorgeBelotti, Naiara Cristina UleMadela, Naidy KonnoOliveira, Rosângela SiqueiraParo Pedro, Heloisa da Silveira2024-01-19T14:22:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/81891Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:22:48Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
title Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
spellingShingle Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
Del Arco Junior, Jorge
Tuberculose
antibióticos antituberculose
epidemiologia
resistência microbiana a medicamentos
resistência a múltiplos medicamentos
genes MDR
Tuberculosis Epidemiology
title_short Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
title_full Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
title_fullStr Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
title_full_unstemmed Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
title_sort Epidemiologia global de pacientes com tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e extensivamente resistente (XDR-TB)
author Del Arco Junior, Jorge
author_facet Del Arco Junior, Jorge
Belotti, Naiara Cristina Ule
Madela, Naidy Konno
Oliveira, Rosângela Siqueira
Paro Pedro, Heloisa da Silveira
author_role author
author2 Belotti, Naiara Cristina Ule
Madela, Naidy Konno
Oliveira, Rosângela Siqueira
Paro Pedro, Heloisa da Silveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Arco Junior, Jorge
Belotti, Naiara Cristina Ule
Madela, Naidy Konno
Oliveira, Rosângela Siqueira
Paro Pedro, Heloisa da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose
antibióticos antituberculose
epidemiologia
resistência microbiana a medicamentos
resistência a múltiplos medicamentos
genes MDR
Tuberculosis Epidemiology
topic Tuberculose
antibióticos antituberculose
epidemiologia
resistência microbiana a medicamentos
resistência a múltiplos medicamentos
genes MDR
Tuberculosis Epidemiology
description A tuberculose multidrogarresistente (MDR-TB) e a tuberculose extensivamente resistente (XDR-TB), levantam preocupações pelo grande número de casos, especialmente na África, Ásia e Europa, e pela taxa de sucesso ainda baixa no tratamento, atingindo 54% para MDR-TB e 30% para XDR-TB. O objetivo do presente estudo é relatar as diferentes realidades epidemiológicas dos doentes com MDR-TB e XDR-TB em diferentes partes do mundo. Foram revisados artigos da última década nas bases científicas disponíveis. Os estudos mostraram que a maioria das pessoas afetadas pela MDR-TB são do sexo masculino, migrantes ou imigrantes, que já haviam sido tratados anteriormente. Descrevemos que o tratamento da tuberculose (TB) usualmente resulta em cura, mas também pode levar à seleção dos bacilos mais resistentes. Mostramos que o surgimento de cepas resistentes na TB se deve ao tratamento inadequado de formas mais simples de TB, com cepas resultantes de manejo difícil e que as populações vulneráveis são as mais afetadas. Salientamos que o abandono do tratamento é fator que comumente origina esse problema complexo da doença e elencamos os genes de resistência mais estudados.Palavras-chave: Tuberculose; antibióticos antituberculose; epidemiologia; resistência microbiana a medicamentos; resistência a múltiplos medicamentos; genes MDR
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/81891/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 38 No. 3 (2018): Clinical and Biomedical Research
Clinical and Biomedical Research; v. 38 n. 3 (2018): Clinical and Biomedical Research
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767054620819456