FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfroi, Waldomiro Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360
Resumo: Neste artigo apresentamos os trabalhos que desenvolvemos sobre os fatores de risco da doença arterial coronária. No primeiro trabalho, demonstramos que os pacientes que desenvolviam hemibloqueio anterior esquerdo durante um evento isquêmico agudo tinham doença obstrutiva grave em 3 artérias coronárias. No segundo trabalho, realizado em Syracuse, NY, USA demonstramos que 60% dos pacientes que se submetiam a cinecoronariografia não tinham sintomas antes do infarto do miocárdio, achados confirmados em estudo posterior empacientes de Porto Alegre. Constatamos posteriormente que a presença de circulação colateral não tem relação com nenhum fator de risco, mas têm uma relação estatisticamente significativa com o grau de obstrução arterial coronária. Em outro estudo, demonstramos que os pacientes com triglicerídeos elevados tinham maior gravidade de doença do que os pacientes com colesterol elevado; os pacientes com colesterol e triglicerídeos elevados tinham maior severidadeda doença do que os pacientes com aumento isolado de um deles. Em pacientes submetidos à cinecoronariografia, demonstramos que não existe relação entre doença arterial coronária e lesões de fundo de olho. Em outro estudo demonstramos que pacientes acometidos de infarto do miocárdio apresentam maior número de oclusões e maior extensão da doença arterial coronária do que pacientes que se apresentam com angina. Em outro estudo demonstramosque os pacientes submetidos à cinecoronariografia, as dosagens de  apolipoproteínas AI e B não têm vantagem para identificar risco coronariano em relação às dosagens das lipoproteínas e seu custo é muito mais elevado. Finalmente, demonstramos uma relação entre maior concentração de ferritina com LDL aumentada e gravidade da doença arterial coronária.Unitermos: fatores de risco; doença arterial coronária; cinecoronariografia.
id UFRGS-20_5cd10510d370d79ec2dc3abc321e2de3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100360
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOSFatores de riscodoença arterial coronáriacinecoronariografiaNeste artigo apresentamos os trabalhos que desenvolvemos sobre os fatores de risco da doença arterial coronária. No primeiro trabalho, demonstramos que os pacientes que desenvolviam hemibloqueio anterior esquerdo durante um evento isquêmico agudo tinham doença obstrutiva grave em 3 artérias coronárias. No segundo trabalho, realizado em Syracuse, NY, USA demonstramos que 60% dos pacientes que se submetiam a cinecoronariografia não tinham sintomas antes do infarto do miocárdio, achados confirmados em estudo posterior empacientes de Porto Alegre. Constatamos posteriormente que a presença de circulação colateral não tem relação com nenhum fator de risco, mas têm uma relação estatisticamente significativa com o grau de obstrução arterial coronária. Em outro estudo, demonstramos que os pacientes com triglicerídeos elevados tinham maior gravidade de doença do que os pacientes com colesterol elevado; os pacientes com colesterol e triglicerídeos elevados tinham maior severidadeda doença do que os pacientes com aumento isolado de um deles. Em pacientes submetidos à cinecoronariografia, demonstramos que não existe relação entre doença arterial coronária e lesões de fundo de olho. Em outro estudo demonstramos que pacientes acometidos de infarto do miocárdio apresentam maior número de oclusões e maior extensão da doença arterial coronária do que pacientes que se apresentam com angina. Em outro estudo demonstramosque os pacientes submetidos à cinecoronariografia, as dosagens de  apolipoproteínas AI e B não têm vantagem para identificar risco coronariano em relação às dosagens das lipoproteínas e seu custo é muito mais elevado. Finalmente, demonstramos uma relação entre maior concentração de ferritina com LDL aumentada e gravidade da doença arterial coronária.Unitermos: fatores de risco; doença arterial coronária; cinecoronariografia.HCPA/FAMED/UFRGS2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Article"A Convite dos Editoresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360Clinical & Biomedical Research; Vol. 26 No. 1 (2006): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 26 n. 1 (2006): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360/56035Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessManfroi, Waldomiro Carlos2022-06-14T17:52:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/100360Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2022-06-14T17:52:22Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
title FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
spellingShingle FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
Manfroi, Waldomiro Carlos
Fatores de risco
doença arterial coronária
cinecoronariografia
title_short FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
title_full FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
title_fullStr FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
title_full_unstemmed FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
title_sort FATORES DE RISCO E ASPECTOS ANATÔMICOS DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS
author Manfroi, Waldomiro Carlos
author_facet Manfroi, Waldomiro Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfroi, Waldomiro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores de risco
doença arterial coronária
cinecoronariografia
topic Fatores de risco
doença arterial coronária
cinecoronariografia
description Neste artigo apresentamos os trabalhos que desenvolvemos sobre os fatores de risco da doença arterial coronária. No primeiro trabalho, demonstramos que os pacientes que desenvolviam hemibloqueio anterior esquerdo durante um evento isquêmico agudo tinham doença obstrutiva grave em 3 artérias coronárias. No segundo trabalho, realizado em Syracuse, NY, USA demonstramos que 60% dos pacientes que se submetiam a cinecoronariografia não tinham sintomas antes do infarto do miocárdio, achados confirmados em estudo posterior empacientes de Porto Alegre. Constatamos posteriormente que a presença de circulação colateral não tem relação com nenhum fator de risco, mas têm uma relação estatisticamente significativa com o grau de obstrução arterial coronária. Em outro estudo, demonstramos que os pacientes com triglicerídeos elevados tinham maior gravidade de doença do que os pacientes com colesterol elevado; os pacientes com colesterol e triglicerídeos elevados tinham maior severidadeda doença do que os pacientes com aumento isolado de um deles. Em pacientes submetidos à cinecoronariografia, demonstramos que não existe relação entre doença arterial coronária e lesões de fundo de olho. Em outro estudo demonstramos que pacientes acometidos de infarto do miocárdio apresentam maior número de oclusões e maior extensão da doença arterial coronária do que pacientes que se apresentam com angina. Em outro estudo demonstramosque os pacientes submetidos à cinecoronariografia, as dosagens de  apolipoproteínas AI e B não têm vantagem para identificar risco coronariano em relação às dosagens das lipoproteínas e seu custo é muito mais elevado. Finalmente, demonstramos uma relação entre maior concentração de ferritina com LDL aumentada e gravidade da doença arterial coronária.Unitermos: fatores de risco; doença arterial coronária; cinecoronariografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article"
A Convite dos Editores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100360/56035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 26 No. 1 (2006): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 26 n. 1 (2006): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767055288762368