Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appel da Silva, Marcelo Campos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Antonello, Vicente Sperb, Romagna, Elisa Sfoggia, Antonello, Jerônimo Sperb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768
Resumo: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são assunto freqüente nos diversos veículos de informação, acessíveis a todas as faixas etárias e classes sociais, e alvo de campanhas de divulgação, educação e prevenção, motivadas pela grande relevância deste grupo de doenças em matéria de saúde pública. Apesar disso, ainda são crescentes os casos de DST em serviços de atendimento primário de saúde, o que põe em questionamento as razões para tal incapacidade de controle destas doenças. O presente trabalho teve por objetivo verificar o conhecimento dos soldados recrutas de um quartel em Porto Alegre, RS, acerca da transmissão do vírus HIV, bem como verificar a ocorrência de práticas comportamentais de risco para transmissão ou aquisição de DST. Após aprovação do projeto por comitê de ética em pesquisa, autorização pelo comandante da organização militar selecionada e consentimento dos sujeitos da pesquisa, foi aplicado um questionário semi-estruturado aos soldados incorporados no ano de 2007 em um quartel em Porto Alegre, RS. Os resultados deste trabalho mostram que embora exista adequado conhecimento sobre as formas de transmissão do vírus HIV pela maioria dos entrevistados, há ocorrência de comportamentos de risco, como a pratica de sexo sem preservativos nas relações sexuais, e há referência à percepção de que a ocorrência de DST é pouco possível em suas vidas. Infere-se, com base nestes resultados, que embora haja conhecimento correto sobre as formas de transmissão de DST pela população estudada, há, também, falta de comprometimento e responsabilidade ao não praticar sexo de forma segura.
id UFRGS-20_804b28e0147bccd1e20b7c8a158e5d97
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/10768
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RSComportamento SexualDoenças Sexualmente TransmissíveisHIVSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaMilitares.Comportamento SexualDoenças Sexualmente TransmissíveisHIVSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaMilitares.As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são assunto freqüente nos diversos veículos de informação, acessíveis a todas as faixas etárias e classes sociais, e alvo de campanhas de divulgação, educação e prevenção, motivadas pela grande relevância deste grupo de doenças em matéria de saúde pública. Apesar disso, ainda são crescentes os casos de DST em serviços de atendimento primário de saúde, o que põe em questionamento as razões para tal incapacidade de controle destas doenças. O presente trabalho teve por objetivo verificar o conhecimento dos soldados recrutas de um quartel em Porto Alegre, RS, acerca da transmissão do vírus HIV, bem como verificar a ocorrência de práticas comportamentais de risco para transmissão ou aquisição de DST. Após aprovação do projeto por comitê de ética em pesquisa, autorização pelo comandante da organização militar selecionada e consentimento dos sujeitos da pesquisa, foi aplicado um questionário semi-estruturado aos soldados incorporados no ano de 2007 em um quartel em Porto Alegre, RS. Os resultados deste trabalho mostram que embora exista adequado conhecimento sobre as formas de transmissão do vírus HIV pela maioria dos entrevistados, há ocorrência de comportamentos de risco, como a pratica de sexo sem preservativos nas relações sexuais, e há referência à percepção de que a ocorrência de DST é pouco possível em suas vidas. Infere-se, com base nestes resultados, que embora haja conhecimento correto sobre as formas de transmissão de DST pela população estudada, há, também, falta de comprometimento e responsabilidade ao não praticar sexo de forma segura.HCPA/FAMED/UFRGS2010-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768Clinical & Biomedical Research; Vol. 29 No. 3 (2009): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 29 n. 3 (2009): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768/7003Appel da Silva, Marcelo CamposAntonello, Vicente SperbRomagna, Elisa SfoggiaAntonello, Jerônimo Sperbinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T17:24:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/10768Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T17:24:23Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
title Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
spellingShingle Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
Appel da Silva, Marcelo Campos
Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
title_short Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
title_full Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
title_fullStr Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
title_sort Educação e Vulnerabilidade a DST/HIV entre Militares em um Quartel em Porto Alegre, RS
author Appel da Silva, Marcelo Campos
author_facet Appel da Silva, Marcelo Campos
Antonello, Vicente Sperb
Romagna, Elisa Sfoggia
Antonello, Jerônimo Sperb
author_role author
author2 Antonello, Vicente Sperb
Romagna, Elisa Sfoggia
Antonello, Jerônimo Sperb
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Appel da Silva, Marcelo Campos
Antonello, Vicente Sperb
Romagna, Elisa Sfoggia
Antonello, Jerônimo Sperb
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
topic Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Militares.
description As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são assunto freqüente nos diversos veículos de informação, acessíveis a todas as faixas etárias e classes sociais, e alvo de campanhas de divulgação, educação e prevenção, motivadas pela grande relevância deste grupo de doenças em matéria de saúde pública. Apesar disso, ainda são crescentes os casos de DST em serviços de atendimento primário de saúde, o que põe em questionamento as razões para tal incapacidade de controle destas doenças. O presente trabalho teve por objetivo verificar o conhecimento dos soldados recrutas de um quartel em Porto Alegre, RS, acerca da transmissão do vírus HIV, bem como verificar a ocorrência de práticas comportamentais de risco para transmissão ou aquisição de DST. Após aprovação do projeto por comitê de ética em pesquisa, autorização pelo comandante da organização militar selecionada e consentimento dos sujeitos da pesquisa, foi aplicado um questionário semi-estruturado aos soldados incorporados no ano de 2007 em um quartel em Porto Alegre, RS. Os resultados deste trabalho mostram que embora exista adequado conhecimento sobre as formas de transmissão do vírus HIV pela maioria dos entrevistados, há ocorrência de comportamentos de risco, como a pratica de sexo sem preservativos nas relações sexuais, e há referência à percepção de que a ocorrência de DST é pouco possível em suas vidas. Infere-se, com base nestes resultados, que embora haja conhecimento correto sobre as formas de transmissão de DST pela população estudada, há, também, falta de comprometimento e responsabilidade ao não praticar sexo de forma segura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/10768/7003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 29 No. 3 (2009): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 29 n. 3 (2009): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051735138304